segunda-feira, 30 de abril de 2012

AUMENTO DO PESO NA GESTAÇÃO
O corpo tem mudanças a cada semana. O mesmo ocorre com o peso.
O objetivo da medida do peso durante a gravidez é identificar as gestantes com problemas nutricionais, ou seja, aquelas abaixo do peso ideal no início da gestação ou que estão ganhando muito pouco peso ou ainda, aquelas muito acima do peso ideal no início da gestação ou que estão ganhando peso acima do normal.
Clique na imagem para amplia-la.
De acordo com o seu IMC (Índice de massa corporal, se estima o ganho de peso na gestação). Verifique a calculadora de IMC no site da Viva Plena:

Ajuste sua alimentação, mesmo que ela já seja boa:
Agora que você está grávida, é importante tentar aumentar a ingestão de determinados nutrientes (como ácido fólicoferrocálcio e proteína). O consumo de calorias pode aumentar um pouquinho conforme a gravidez avança.
Se você não era de se preocupar muito com a comida, agora vale a pena passar a fazer refeições mais pensadas e equilibradas. Limite a quantidade de guloseimas e de fast food, que têm muitas calorias e poucos nutrientes.
Durante a gravidez, seu corpo trabalha de forma ainda mais eficiente, tirando o máximo de energia do que você come.
Guie-se pelo seu apetite, que pode variar dependendo da fase da gravidez. Nas primeiras semanas ele pode sumir, por causa do enjoo. Mas às vezes, em especial à noite (ou no meio da madrugada), é provável que você sinta a necessidade súbita de comer alguma coisa para preencher um "buraco no estômago".
No segundo trimestre, seu apetite deve ficar igual ao que era, ou um pouco maior. No terceiro, você deve ficar com mais fome, mas precisa tomar cuidado porque serão mais frequentes a azia e a má digestão.
Tome vitamina pré-natal 
Num mundo ideal -- em que não existisse enjoo, por exemplo --, não seria tão difícil manter uma alimentação equilibrada. Mas, no mundo real, é mais garantido recorrer a um suplemento vitamínico pré-natal para ter certeza de que seu corpo receberá todos os nutrientes de que precisa. Converse com seu obstetra. 
Não faça regime 
Fazer dieta durante a gravidez pode prejudicar o bebê e você também. Dependendo do tipo de regime, você pode ficar com deficiência de ferro, de ácido fólico e de outras vitaminas e sais minerais importantes. Lembre-se de que engordar faz parte da gravidez. Comer bem e na quantidade certa é especialmente importante para grávidas de menos de 20 anos. 
Mulheres que comem bem e que engordam o recomendável têm mais probabilidade de ter bebês saudáveis.
Se você já estava acima do peso antes de engravidar, pode melhorar a qualidade da sua alimentação, eliminando guloseimas e comidas gordurosas demais e começando a fazer atividade física (sempre consultando o médico antes). 
Para saber o ganho de Peso Gestacional ideal para você pergunte ao seu Ginecologista ou Nutricionista.
Uma guloseima aqui ou ali não faz mal 
Não há por que abrir mão de tudo o que você gosta só porque está grávida. Mas também não é bom deixar que alimentos industrializados, salgadinhos e doces formem a base da sua alimentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário