quarta-feira, 2 de maio de 2012

DICAS PARA SE PREVENIR DAS DOENÇAS NO FRIO
Com a chegada do outono e do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera.
om isso há uma redução dos mecanismos de defesa do organismo, o que propicia o aparecimento de doenças respiratórias como a asma, bronquite, rinite e sinusite.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as alergias atingem, em média, 30% da população mundial. Porém, durante o inverno, os maiores níveis de poluentes no ar costumam irritar as vias respiratórias com mais frequência e, nessa estação, ocorre a já conhecida inversão térmica, quando uma camada de ar frio mais pesada acaba descendo à superfície terrestre e retendo os poluentes.
O ar frio também atua como irritante das vias aéreas, o que acarreta mais sintomas alérgicos, como a falta de ar e a coriza. Além disso, a maior circulação de vírus como o da gripe e do resfriado influenciam diretamente no aumento de doenças do aparelho respiratório.
Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam a respiração, atitudes simples podem evitar a proliferação dessas doenças como:
- manter os ambientes arejados 
- beber bastante líquido  
- controlar a umidade relativa do ar acima de 50%, são algumas das ações que podem fazer a diferença.
No inverno, o HCor (Hospital do Coração, em São Paulo), registra um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias. As crianças e os idosos são os que mais procuram um especialista.
Existem vacinas contra o virus da gripe disponíveis  no SUS para crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Se não pertencer a esse grupo, procure uma clínica particular de vacinação.
*** Dicas úteis para fugir das doenças respiratórias nesse inverno:
  • Mantenha o organismo hidratado, mas sem exagero;
  • Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
  • Mantenha o ambiente arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, por isso é importante evitar esses locais fechados;
  • Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;
  • Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo; Pessoas que respiram pela boca têm maior facilidade de adquirir as doenças respiratórias!
  • Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário;
  • As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pêlos;
  • A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, acerola, morango. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
  • A quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mínimo, 100 miligramas, diariamente.
  • Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina
  • Tabela: Vit C em alguns alimentos

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br; www.umadicapordia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário