terça-feira, 10 de abril de 2012


ÍNDICES DE OBESIDADE AUMENTAM NO BRASIL
Uma pesquisa realizada recentemente pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, apontam a desregulada alimentação e a falta de exercícios físicos como os principais vilões do aumento dos índices de obesidade de muitos brasileiros.
Segundo dados da Vigitel 2009, que analisa o perfil da alimentação do brasileiro e o hábito de fazer atividade física, a obesidade e os índices de sobrepeso vêm atingindo cada vez mais crianças e jovens no Brasil. A educação alimentar e a prática constante de exercícios físicos ainda são considerados por muitos especialistas da área como os esforços mais eficientes na luta contra a balança.
O Ministério da Saúde, por meio da Vigitel, divulgou recentemente que o índice de sobrepeso e obesidade no país aumentou significativamente nos últimos 4 anosForam entrevistadas aproximadamente 54 mil pessoas adultas em todos os Estados no Brasil, dentre as quais 51% dos homens e 42,6% das mulheres, estavam acima do peso adequado.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR:

A falta de uma educação alimentar é um dos fatores que mais influenciam na elevação dos casos de sobrepeso e obesidade na sociedade.  Frituras, alimentos fast-foods, refrigerantes, por exemplo, ainda estão inseridos dentro dos hábitos alimentares de muitos brasileiros, trazendo sérios riscos à saúde. Aliada a isso, o sedentarismo acaba por iniciar o ciclo de possíveis complicações que o obeso poderá sofrer.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que o consumo insuficiente de frutas e hortaliças inferior a 400 g dia (cinco porções/dia) é responsável por 2,7 milhões de mortes e 31% das doenças isquêmicas do coração, 11% das cerebrovasculares e 19% dos cânceres gastrointestinais. Dessa forma, além da obesidade, uma inadequada consumação equilibrada de substâncias necessárias à nossa qualidade de vida, também podem acarretar em complexos problemas de saúde difíceis de se reverterem.
É preciso que se realize uma alimentação bem variada e balanceada, oferecendo todos os nutrientes que se precisa durante o dia! Portanto coma colorido, assim ofertará para o organismo diferentes tipos de vitaminas e minerais.
EXERCÍCIOS FÍSICOS:
“Quanto mais facilidades a vida moderna nos trouxe, mais obesa a população vem se configurando”, afirma o Dr. Paulo. Segundo o médico, os novos hábitos que a modernidade vem oferecendo, estimula as pessoas a não realizarem pequenos exercícios físicos importantes para a saúde.
Não só exercícios físicos, mas as atividades rotineiras também contribuem na regulação do peso e no bem-estar de todos. “Algumas pesquisas indicam que pessoas que tem cachorro em casa, por exemplo, têm menos chances de adquirir peso do que as que não têm”, explica o médico. Isso porque, só a pequena ação de levar o animal para passear na rua, já possibilita que a pessoa exerça algum tipo de movimentação.
Atividades aeróbicas, como caminhadas de 10 minutos, por exemplo, são indicados para manter esses exercícios diários.
Ansiedade e depressão, também são fatores que podem levar a casos de compulsão alimentar. “A pessoa acaba depositando toda a expectativa com algo, ou todo um desânimo causado por problemas pessoais na comida”, esclarece o Dr. Paulo. Ele ainda aponta que pessoas acima dos 30 anos, têm mais facilidade para engordar. Isso advém, pela diminuição das atividades metabólicas que acontecem a partir desse período.
Essas medidas preventivas atuam a fim de evitar futuros problemas com a obesidade e a favor de uma vida saudável!!!
PRATIQUE UMA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E MOVIMENTE-SE PARA GARANTIR UM PESO SAUDÁVEL!
Fonte: www.infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário