domingo, 1 de abril de 2012

QUALIDADE DE VIDA - SONO E GANHO DE PESO

NOITES MAL DORMIDAS PODEM LEVAR A GANHO DE PESO
 

Se o seu dia foi muito corrido, não deu pra ir à academia e você ainda ficou acordado até tarde tentando terminar algum trabalho, é provável que você vá engordar.  Entre o sedentarismo e a gula, aqui vai mais uma causa dos quilinhos extras: a falta de dormir!
Já existem diversos estudos que ligam o sono com a obesidade.
Pessoas que dormem sete horas por noite tendem a ter menos gordura corporal do que as pessoas que não dormem essa quantidade de horas. Claro que existem outros fatores, como a quantidade de comida ingerida, exercícios físicos e a predisposição genética, mas o sono tem um papel muito importante no processo.
- Dormir menos provoca mais danos ao corpo do que um cansaço posterior. Segundo um novo estudo, quem tem uma hora e 20 minutos a menos de sono desenvolve a a tendência de consumir 549 calorias extras - o equivalente a um lanche de fast-food.
Segundo a Fundação Nacional do Sono, quando estamos dormindo o nosso corpo realiza atividades fundamentais para a saúde física e mental. Aliás, nesse momento temos elevações da frequência das descargas dos neurônios maiores do que quando estamos acordados.
Durante o sono, acontecem alguns processos hormonais e dentre eles está o equilíbrio do apetite.  Existem dois hormônios que regulam as sensações de fome e de saciedade: a grelina e a leptina. Quando não dormimos o suficiente, os níveis de leptina caem, ou seja, você não se sente satisfeito ao comer e acaba ingerindo uma quantidade maior de alimentos do que realmente precisa. Enquanto isso, os níveis de grelina aumentam, estimulando ainda mais o seu apetite. Combinação um tanto perigosa, não acham?

E quanto mais gordura você tem, mais leptina você produz.
Tente regular o seu sono. Você sabe se está dormindo pouco quando fica sonolento durante boa parte do dia, principalmente de manhã. Também quando não tem dificuldades em pegar no sono à noite. Pessoas com sono normal levam em torno de 15 minutos para adormecer.

A Fundação Nacional do Sono oferece algumas dicas para ajudar você a regular as suas horas de sono:
- Tenha como objetivo dormir de 7 a 9 horas por noite;
- Pratique exercícios, mas os evite 3 horas antes de dormir;
- Não tom e cafeína ou álcool perto da hora de dormir. A cafeína pode manter você acordado e o álcool pode alterar os estágios normais do seu sono.
Portanto pessoal, procurem estabelecer uma rotina de atividades e da alimentação para poder colocar o sono em dia, ficando com mais ânimo para as atividades diárias e rendendo mais no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário