segunda-feira, 2 de abril de 2012

SOPAS PARA AQUECER A ESTAÇÃO!
Escolha os participantes certos para o seu prato e saboreie os benefícios
Inverno tem gostinho e aroma de sopa, combinação tão irresistível de ingredientes que, só de pensar, já enche a boca de saliva. E saiba que, ao seguir a prazerosa tradição do clima frio, você pode aproveitar para dar uma caprichada no humor ou mesmo calibrar a saúde.
A sopa é uma ótima opção, pois é rica em vitaminas/minerais (importante para o funcionamento do corpo todo), fibras (auxiliam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, além de melhorar a função intestinal), água (evita a desidratação e melhora o funcionamento dos rins), possui baixo valor calórico (dependendo da sua composição) e aquece o corpo.
Optando pela receita certa, você incrementa sua sopa e garante aquele pique extra para encarar o dia, dá uma turbinada no apetite sexual, elimina das gordurinhas a mais, espanta de vez o resfriado ou aproveita boas horas de sono.
DOSES DE RELAX NO PRATO
Para dar efeitos relaxantes à sua sopa e desfrutar de uma boa noite de sono, a dica é inserir ingredientes fontes de triptofano, na receita. O triptofano é um aminoácido que, entre outras atividades, participa da produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelas sensações relaxantes.
Recorra às carnes vermelhas para encontrar o aminoácido e incrementar o seu jantar. Como o triptofano precisa da ajuda dos carboidratos para agir, é importante que uma fonte desse nutriente faça parte da receita. A escolha fica por sua conta, mas arroz, macarrão, batata e mandioquinha são ótimas opções para o prato quente. Salpicar queijo ralado sobre a sopa é mais uma maneira de deixá-la com sabor de bons sonhos, já que o aminoácido também é encontrado nos derivados do leite.
ESPANTE A PREGUIÇA
Reforce seu cardápio com uma sopa capaz de oferecer pique para o dia todo. Os ingredientes cheios de disposição são aqueles ricos em carboidratos, macronutriente responsável pelo fornecimento de grande parte da energia que o corpo necessita.
Presentes no arroz, macarrão, pães e batatas, dá para usar a imaginação na hora de preparar uma sopa energizante. Você pode, por exemplo, fazer uma sopa à base de batata acompanhada de crutons. Porém, se você está de dieta, tome cuidado para não exagerar em tais ingredientes.
Além da conta, os carboidratos são armazenados em forma de gordura corporal, levando ao aumento de peso, portanto consuma essa sopa com menos frequência ou quando precisar de um pique extra.

QUEIME OS QUILOS A MAIS

Se a sua intenção é preparar uma sopa poderosa contra os quilinhos a mais, sem deixar a preocupação com a saúde de lado, encha a panela de legumes. Por conterem bastante água em sua composição, vagem, chuchu, abobrinha e cenoura são só alguns exemplos do time de vegetais que devem fazer parte da refeição de quem quer emagrecer.
Além de servirem como armas a favor do emagrecimento, os legumes são ricos em diversos nutrientes. A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno, micronutriente conhecido como pró-vitamina A por ser convertido na vitamina. Quando cozida, dá para tirar ainda mais proveito do betacaroteno presente na cenoura, já que, devido ao calor que foi submetido, o organismo capta melhor o micronutriente.

Você pode escolher seu modo de preparo preferido: legume picado ou passado no liquidificador tanto faz. Só não vale coar. As fibras se perdem durante a passagem pela peneira.
DÊ FIM AOS ESPIRROS
Deliciar uma sopa de tomate com manjericão é ótima alternativa para quem quer se reerguer de um resfriado. Isso porque os dois ingredientes contêm vitamina C, famoso nutriente apontado por estudos pela capacidade de amenizar os sintomas desse mal-estar tão comum quando a chuva rareia. Além disso, o tomate apresenta boas doses de minerais importantes à saúde. Magnésio, ferro, fósforo e manganês são facilmente encontrados no fruto e ótimos para prevenir o enfraquecimento ósseo.
CUIDADO!
- O queijo ralado aumenta o valor calórico da sopa, além de ser rico em sal/sódio, que aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos, Use com moderação. Opção de troca: polvilhe sobre a sopa gergelim, linhaça triturada, salsinha, cebolinha, alho desidratado.
- As sopas industrializadas, além de possuir alto valor de calorias e de sal, são pobres em vitaminas e minerais, portanto evite esse tipo de alimento.
OBSERVAÇÕES:
- Não cozinhe demais os legumes, pois o teor de fibras diminui quando muito cozidos;
- Quanto mais colorida for sua sopa, mais vitaminas e minerais você estará ingerindo;
- Para aumentar a quantidade de proteína da sua sopa você pode acrescentar uma carne magra (gado, frango, peixe) ou picar ovo cozido sobre a sopa quando pronta.


Receita: Sopa básica de legumes com frango:
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo;
1 alho poró picado;
1 peito de frango limpo e picado em pedaços pequenos;
Sal à gosto;
2 cenouras picadas;
2 batatas picadas;
10 vagens picadas;
2 chuchu picados;
1/3 moranga com casca picada;
Espinafre ou couve à gosto;
Salsinha e cebolinha.
Modo de preparo:
Em uma panela grande aqueça o óleo, refogue o alho poró, acrescente o peito de frango temperado com um pouco de sal. Ferva 1 chaleira de água. Quando o frango estiver cozido coloque as cenouras e um pouco de água, após 5 minutos acrescente as batatas e mais água, após 5 minutos coloque as vagens, os chuchus e água. Corrija o sal. Após 5 minutos acrescente a moranga e água se necessário. Quando os legumes estiverem cozidos, desligue o fogo e coloque as folhas de espinafre ou couve. Sirva com salsinha e cebolinha picados.
Rendimento: aproximadamente 6 pratos de sopa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário