domingo, 1 de abril de 2012

CHOCOLATE
SAIBA COMO CONSUMIR ESSA DELÍCIA!
   
Pessoal, a Páscoa está chegando e resolvi falar sobre o Chocolate, esclarecer algumas dúvias e mitos e dar a boa notícia que podemos consumi-lo diariamente, mas saiba qual é o tipo certo!
O Chocolate sempre foi inimigo de pessoas que querem emagrecer e cuidar da saúde. Mas saiba que ele possui propriedades benéficas para sua saúde além de seus nutrientes. E que o consumo moderado pode trazer benefícios ao organismo e não escorregar na balança com quilinhos a mais!
É um produto obtido a partir da cacau, fruto do cacaueiro, é originário da  América do Sul e produzido em larga escala no Brasil.
NUTRIENTES DO BEM:
O chocolate possui substâncias antioxidantes (Flavonóides), que combatem os radicais livres e protegem o nosso organismo de doenças cardiovasculares e envelhecimnento. Essas propriedades estão presentes no Cacau, portanto sugerimos o consumo de chocolate amargo por conter uma maior composição do mesmo no produto.
Carboidratos, Vitaminas do Complexo B e minerais como: ferro, potássio, manganês e magnésio também estão presentes nos chocolates.
PERÍODO PRÉ-MENSTRUAL
Quando há deficiência de magnésio, comum no período pré-menstrual (TPM), há um aumento do desejo de comer chocolate. Como possui também na sua composição a cafeína e teobromina, que são substâncias estimulantes, o chocloate agiliza o raciocínio. Possui também a capacidade de estimular a produção de Serotonina, responsável por proporcionar aquela sensação de bem-estar, bom humor e relaxamento, afastando a depressão e ansiedade.
DIFERENTES TIPOS DE CHOCOLATE
Clique na imagem para ampliá-la.
 - Chocolate ao leite: a massa de cacau é substutuída em parte por leite em pó e açúcar, resultando em um sabor mais adocicado.
-  Chocolate Amargo: possui grande concentração de massa de cacau e pouco açúcar.
- Chocolate Branco: Contém manteiga de cacau ao invés da massa de cacau ( + gorduroso)
Portanto o chocolate que traz maiores benefícios para a saúde é o AMARGO. O chocolate amargo ideal pra se consumir com frequência é o 70% de cacau, abaixo disso diminua a frequência de consumo.O consumo pode ser de 30g ao dia.
MITOS E VERDADES
1. Chocolate vivia?
Não. Um estudo analisou e conclui que não existe nehuma substância no produto que provoque a dependência. Na verdade as pessoas que consomem porque gostam da textura, sabor e sensação de comê-lo.
2. Chocolate Diet é menos calórico?
Não. Na verdade o chocolate na versão diet é mais calórico que o normal, pois se tira o açúcar e coloca mais gordura pra dar sabor e a gordura é mais calórica que o açúcar. Serveria somente para aquelas pessoas que não podem consumir o açúcar (Diabéticos).
3. Chocolate causa Acne?
Não. Estudam evidenciaram que o alimento não provoca o aparecimento de acne e sim fatores genéticos e hormanais.
4. Chocolates causam cefaléia (dores de cabeça)?
Depende. Se a pessoa que consumir ja possuir um histórico de crises de cefaléia pode desencadear sim. As que não tiverem esse problrma podem consumir sem medo.
5. Chocolate faz bem pra saúde?
Se for a versão a 70% de cacau traz muitos benefícios para a saúde sim, como já citados acima (prevenção de doenças do coração como o colesterol alto e liberação da serotonina, que é responsável por aquela sensação de bem-estar).Se for o chocolate ao leite e branco já temos que ficar atesntos com a freqência de consumo, pois possuem mais gorduras e açúcares em sua composição, podendo trazer alguns males a saúde se consumidos em excesso.
DESVANTAGENS DO CONSUMO EM EXCESSO:
- Ricos em calorias e gorduras, podendo levar ao sobrepeso/obesidade;
- Como qualquer doce pode causar cáries;
- Tira o apetite para comidas mais saudáveis;
- Desordens intestinais e coceiras pelo corpo.
Sabendo consumir os diferentes tipos com moderação, não tem problema algum - delicie-se com o seu!
O importante é saber que a Páscoa não pode durar mais que esse feriado, então não faça estoques do produto em casa!
Feliz Páscoa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário