sexta-feira, 23 de março de 2012

ALIMENTOS QUE COMBATEM A DEPRESSÃO

ALIMENTOS QUE COMBATEM A DEPRESSÃO


Todo mundo se sente desanimado e triste de vez em quando, mas quando esses "sintomas" se tornam frequentes e acompanhados de outros, tais como: alterações de apetite (que podem levar ao aumento de peso) e sono, dificuldade de concentração, inquietação, irritabilidade, entre outros, pode ser que a pessoa esteja sofrendo de depressão.
Um acompanhamento médico adequado é essencial para sair desse quadro, mas saiba que alguns alimentos também podem ser aliados nessa "luta". Confira 9 alimentos contra depressão.
Vegetais de folhas verdes - fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando deficiente no organismo, pode baixar os níveis de serotonina no cérebro.

Soja - a leguminosa é rica em magnésio, que ajuda a reduzir a fadiga e combater o estresse, por ter propriedades tranquilizantes.

Leite e iogurte desnatados - os níveis de serotonina, muito conhecida como a "substância do bem-estar", dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e o leite e o iogurte desnatados são alguns deles. Além disso, são fonte de cálcio que ajudam a controlar a tensão, irritabilidade e nervosismo.

Fígado - ele é fonte de vitamina B12, que ajuda no transporte de ácido fólico, substância que aparece em níveis baixos em pessoas com depressão.

Maçã - além de conter ácido fólico, é fonte de vitamina C que ajuda a prevenir a fadiga e promove o melhor funcionamento do sistema nervoso.

Ovo - substâncias como a colina e a lecitina presentes no ovo, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.

Carnes magras - são fontes de vitamina B6, que assim como o ácido fólico, quando carentes, podem levar a uma diminuição na síntese de serotonina.

Frutos do mar - os frutos do mar são ricos em selênio, mineral que quando em quantidade muito reduzida no organismo pode piorar os sintomas da depressão ou mesmo pode causar depressão.

Pão integral - fonte de carboidratos complexos, os alimentos integrais de maneira geral, ajudam o organismo a absorver o triptofano e estimulam a produção de serotonina. Uma dieta pobre em carboidratos pode levar a depressão e alterações de humor.
Fonte: www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário