quinta-feira, 29 de março de 2012

7 IDÉIAS PARA ALIVIAR A DOR DE GARGANTA
Quando a dor de garganta ataca, o desconforto é imediato. O problema pode ser decorrência de um processo inflamatório ou infeccioso e o ideal é consultar um médico para fazer o tratamento com antibióticos e analgésicos.
Há algumas alternativas práticas que também ajudam a amenizar a sensação ruim, mas que - vale lembrar - não servem para curar a irritação, e sim para amenizar por alguns minutos o incômodo.
Saiba quais são:

Própolis: também tem ação antibacteriana e anestésica. Ele tira a sensibilidade da região, deixando-a amortecida durante a ação da substância. A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.
Gengibre: com ação antibacteriana, a planta alivia a coceira na garganta e deixa refrescante. Aproveite para mastigar pedacinhos ou beber o chá desta raiz forte. O preparo do chá: deixe raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescente água. Leve o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos. Depois, é só beber.
Tomar muita água: a água é a melhor amiga da garganta e do organismo. Deixa as cordas vocais hidratadas e impede que elas fiquem expostas ao ressecamento. Consuma, mesmo se não estiver com muita sede.
Sucos cítricos: os sucos de laranja e limão removem as impurezas do trato vocal, aliviando tosses e coceiras.
Maçã: é um dos remédios naturais mais eficientes para limpar a garganta e aliviar o incômodo. Ela limpa as cordas vocais, agindo como uma borrachinha que retira as impurezas da garganta.
Menta: ela causa frescor e aparente alívio da respiração. É muito refrescante e deixa a respiração e a garganta livres e sem irritações, porém, o efeito é passageiro. Se for uma bala, por exemplo, o efeito dura poucos minutos, após ela dissolver na boca.
Gargarejo de água morna, sal e vinagre: o calor da água dilata os vasos e facilita a circulação do sangue na região, contribuindo assim para diminuir a inflamação. Além disso, juntos, eles têm ação antisséptico.

Há prevenção para dor de garganta?
Sim. O principal é não respirar pela boca , o que resseca a mucosa e facilita o alojamento de bactérias.

Qual é a duração?
Quando é viral permanece de 3 a 4 dias. Já a infecção bacteriana dura mais e é o uso de  antibiótico que diminui o ciclo.

Posso usar pastilhas?
A maioria das pastilhas têm analgésico na fórmula, o que ameniza o desconforto/dor. Entretanto,  ela não mata o vírus ou bactéria. Portanto,  o melhor é tratar co medicamentos, explica o otorrinolaringologista  Ronaldo Frizzarini.

Fonte: WWW.minhavida.com.br/ WWW.vivamais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário