quinta-feira, 25 de outubro de 2012


TRANSFORME SEU MACARRÃO NUM PRATO LIGHT

- PREFIRA A VERSÃO INTEGRAL:
As fibras do macarrão integral também ajudam no bom funcionamento do intestino e retardam o esvaziamento estomacal, prologando a sensação de saciedade e controlando a fome. O macarrão integral é ricos em vitaminas do complexo B e E, que ajudam a deixar a pele mais bonita e melhoram o humor. 
- OS COLORIDOS SÃO MAIS SAUDÁVEIS:
As massas adicionadas de legumes (beterraba, espinafre e cenoura), além de colorirem naturalmente o alimento, adicionam diversos nutrientes ao prato. São opções saudáveis, mas que não excluem a necessidade do consumo de vegetais e legumes in natura.
- ACRESCENTE UMA PROTEÍNA
Por mais saboroso que seja, o macarrão tradicional não pode ser considerado uma refeição completa, já que não contempla todos os grupos alimentares. "Toda refeição deve ser composta por uma porção de proteína em torno de 80 a 100 gramas. Pode ser um bife, carne desfiada, frango, peixe ou mesmo uma porção de queijo magro, para aqueles que não comem carne. "Molhos à bolonhesa, por conterem a carne moída, já podem contar como a porção de proteína da refeição.
- ACOMPANHE COM LEGUMES
Sejam cozidos ou em forma de salada, acrescentar legumes ao macarrão enriquece a refeição com vitaminas, fibras e minerais, essenciais para uma dieta saudável.
- MOLHO
Inúmeras pesquisas já provaram que o licopeno, componente do tomate, é um importante aliado na prevenção do câncer, principalmente o de próstata. O cozimento e o acréscimo de óleo favorecem a absorção do licopeno pelo organismo, por isso o molho de tomate caseiro é tão saudável
Molhos feitos à base de leite, creme de leite, queijos, bacon e linguiça devem ser reservados às ocasiões especiais, pois são ricos em gorduras saturadas e rendem calorias demais.
- TEMPEROS NATURAIS
O melhor é que os temperos naturais sejam adicionados ao macarrão já pronto e nunca na água, pois suas propriedades se perdem com o cozimento (EX: manjericão)
RECEITA:
Ingredientes 
200 g de macarrão fusilli integral 
½ xíc. (chá) de brócolis cozidos 
½ xíc. (chá) de couve-flor cozida 
½ cenoura ralada 
½ abobrinha ralada 
½ xíc. (chá) de salsa picada 
1 col. (sopa) de semente de gergelim tostado 
1 col. (sopa) de azeite de oliva 
1 col. (sopa) de óleo de gergelim tostado (opcional) 
Sal a gosto 
Modo de preparo
Cozinhe o macarrão al dente e escorra. Em uma panela, refogue os legumes no azeite por 5 minutos. Acrescente o sal. Junte o macarrão, regue com o óleo de gergelim (se quiser) e espalhe a salsa e o gergelim. Sirva em seguida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário