terça-feira, 23 de outubro de 2012

PLANTAS QUE EMAGRECEM

Em meio a tantas promessas de enxugar as medidas, investigamos os fitoterápicos que recebem o sinal verde da ciência como auxiliares na perda de peso.
Chás, extratos de ervas, suplementos naturais... Eles estão na boca do povo!
- Óleo de cártamo:
Cultuado há anos em países asiáticos. O suplemento, extraído das sementes dessa planta, costuma surtir efeito após seis meses — ele deve ser ingerido antes das refeições. Seus ácidos graxos essenciais aumentam a oferta de leptina, o hormônio da saciedade. O óleo de cártamo tem ainda outro mecanismo de ação: ele ativa o tecido adiposo marrom, reserva que, de maneira diversa da famigerada gordura branca, eleva a temperatura corpórea e faz queimar calorias. 
- Chá verde:
O poder do chá verde parece residir sobre substâncias chamadas catequinas. Elas inibem uma enzima que atrapalha um mecanismo de queima de gordura e, ainda, elevam o gasto energético do corpo. Aliás, de acordo com a pesquisa, ingerir a infusão em temperatura fria teria a vantagem de torrar mais calorias. A bebida melhora a disposição, o que incentiva o indivíduo a se mexer e, assim, emagrecer.
- Pholia Negra:
Diferentemente da sibutramina (medicamento), que age no sistema nervoso central, a pholia negra desacelera a atividade do estômago, fazendo com que a comida fique mais tempo lá dentro. Dessa forma, o fitoterápico conseguiria deixar a pessoa saciada por um período maior.
- Mucuna pruriens:
Ainda está sob investigação, mas parece atuar em uma via alternativa. Trabalhos mostram que ela eleva os níveis de um neurotransmissor ligado ao prazer, o que ajudaria a diminuir a compulsão alimentar.
Vale ressaltar que os fitoterápicos citados acima dão resultado aliados a uma alimentação equilibrada e saudável combinados com a prática de exercícios físicos regulares!!!
Consulte um especialista:
Um recado a todos que desejam emagrecer com o auxílio de um fitoterápico: nunca saia por aí ingerindo um produto sem a indicação e a orientação de um médico ou de um nutricionista. Lembre-se de que, em dosagens equivocadas ou misturados a remédios, os compostos das plantas podem expor o organismo a uma série de riscos, inclusive fatais. Outro aviso: jamais substitua um medicamento por uma erva com a pretensão de obter o mesmo efeito. Também não vá atrás dos conselhos dados por amigos: o que ajudou no caso deles pode ser mal tolerado pelo seu corpo. E, sempre que for ao médico, não esconda dele que faz uso de um produto à base de plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário