quarta-feira, 10 de outubro de 2012

10 MITOS E VERDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DA GAROTADA
Alimentar a garotada é difícil, sempre existe a dúvida sobre qual alimento é mais saudável e melhor.
1. Suco de beterraba acaba com anemia?
Não. Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. A criança anêmica tem que consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses.
2. Posso colocar todos os dias um bolinho desses comprados prontos na lancheira do meu filho?
Se for sem recheio nem cobertura, vá em frente. Eles são ótimas fontes de carboidratos. 
 Mas, se pertencer à categoria dos recheados, a coisa muda de figura. Para obter a consistência cremosa, os recheios são produzidos com gordura hidrogenada, verdadeiro veneno. Em altas quantidades, leva à obesidade e ao aumento do colesterol (sim, criança também pode acumular essa substância nas artérias). Para variar, experimente substituir os bolos por bolachas salgadas ou um sanduíche.
3. Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?

“De jeito nenhum. Por uma questão de segurança, espere que complete 2 anos.
4. Café faz mal para os baixinhos?

A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. Porém, uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém, para alívio das mães que não abrem mão do pretinho misturado com o leite.
5. A carne vermelha é essencial para a criança crescer saudável?

Sim, ela é uma importante fonte de proteínas, gordura, ferro e zinco. Contra anemia, ela é imbatível. Está lotada do chamado ferro-heme, ou ferro orgânico, que é muito mais bem aproveitado pelo corpo do que o mineral presente nos vegetais. 
6. Leite fermentado ajuda a combater a diarréia?

Sim, os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas no organismo, modificando e colonizando a flora intestinal com germes benéficos.
7. Jantar muito tarde provoca sono agitado?

A chance de isso acontecer é grande, principalmente se a refeição for rica em gordura, que leva mais tempo para ser digerida, e a criança for para a cama logo depois de comer. Durante o sono, o organismo funciona mais lentamente e isso inclui a digestão. O estômago, então, fica mais pesado e chega a incomodar. 
8. É melhor comer frutas com ou sem casca?

O mais indicado é consumi-las com casca, quando possível, porque ela é uma ótima fonte de fibras. Mas enfatiza: as frutas devem ser muito bem lavadas em água corrente e com a ajuda de uma escovinha, para que fiquem livres de resíduos de agrotóxicos, substâncias extremamente prejudiciais.
9. Os macarrões instantâneos são liberados?

A massa em si não faz mal nenhum, pois é uma excelente fonte de carboidratos. O problema está no condimento que dá sabor e faz com que o prato seja um dos preferidos da garotada. Além de ser um tempero artificial, ele contém grande quantidade de sódio, que leva ao aumento da pressão e à retenção de água. Em outras palavras, pode, mas só de vez em quando.
10.Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio?

Depende. Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções de desses itens por semana. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho. Esses alimentos devem ser oferecidos com muito mais parcimônia em caso de colesterol ou triglicérides altos ou mesmo hipertensão.
Se quiser conferir mais 10 dicas acesse o site abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário