quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANSIEDADE E STRESS
Aumento de peso por ansiedade e compulsão alimentar!
Viver na correria e com muitos problemas em mente não é ruim somente para o humor - é também um dos grandes culpados dos quilinhos a mais. A ansiedade contribui para a produção de cortisol (hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen).
Resolvi escrever essa matéria, pois 80% dos meus pacientes sofrem de ansiedade e isso gera consequência na balança....temos que tratar a ansiedade para poder controlar a alimentação!

Você sabia que o estresse a a ansiedade são decorrentes de uma má alimentação, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de alimentos industrializados (corantes, conservantes), intestino não funcionando corretamente e muitos outros?
Nosso corpo quando recebe um estímulo estressante secreta um hormônio (cortisol) responsável para normalizar esse evento. Ele tem função de aumentar a glicemia (açúcar no sangue) para que possamos ter energia. E para produzir essa glicemia ele retira a proteína dos músculos e ficamos com um estoque de gordura (que é a última fonte que o organismo pega para ser usada como energia).
As alterações constantes desse hormônio, levam a alteração do controle da saciedade e da fome. Os pacientes ficam com maior vontade de comer doces e carboidratos no fim do dia e não conseguem controlar isso. Geralmente acorda cansado, já nervoso e isso piora durante o dia. Há sintomas de insônia, irritabilidade, compulsividade e outros.
Para melhorar é preciso mudar a alimentação, hábitos de vida, sair do sedentarismo e praticar uma atividade física que goste ou que seja relaxante.
Confira algumas dicas para vencer o problema:
1. APRENDA A RELAXAR
Faça atividades que você gosta como ler um livro ou revista para se desligar do mundo por algum tempo.
2. MENOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO ARMÁRIO
Compre mais alimentos frescos (frutas, legumes e verduras tem que fazer parte do cardápio diariamente). Se possível consumir 3 tipos de frutas por dia e legumes e verduras no almoço e jantar.
3. FELICIDADE NO PRATO
4. DIMINUA O CONSUMO DE DOCES E AÇÚCARES
Uma dica é trocar por frutas secas sem açúcar, ou consumir frutas, mas se ficar com uma vontade incontrolável de comer chocolate, consuma 1 pedaço - de preferência o chocolate amargo, pois tem menos açúcar e gordura e mais cacau em sua composição, sendo uma opção menos calórica que o chocolate ao leite.
5. SAIA DO SEDENTARISMO
A prática de algum exercício físico libera hormônios que acalmam como a endorfina e depois a serotonina. A ordem é se mexer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário