domingo, 30 de setembro de 2012

1º de OUTUBRO - 
DIA INTERNACIONAL DO IDOSO
No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Você sabia que a população de idosos não pára de crescer?

Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
MENSAGEM:
O envelhecimento faz parte de nossa vida! É um processo natural que se inicia no momento em que nascemos. Não é questão a ser aceita ou tese da qual se possa discordar. A gente envelhece e ponto. Não há, porém, limites estabelecidos para o término de nossa caminhada neste mundo. Temos é que manter sempre acesa a chama do entusiasmo, pois a vida tem encantos para aqueles que gostam dela.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CHOCOLATE: QUAL A MELHOR HORA PARA SER CONSUMIDO?

Para os chocólatras de plantão...
Com esse friozinho fora de época da uma vontade de comer um chocolate! Hummmmm....
Sendo irresistível, veja qual a melhor hora e a quantidade para degustar essa delícia sem maiores consequências na balança, pois o calor já está chegando!
O melhor horário para se comer chocolate é após o almoço, pois, como temos outros alimentos a serem digeridos, a absorção do chocolate pelo organismo será menor.E claro, quanto mais cacau, mais saudável; logo, fuja do chocolate branco, que, na verdade, nem deveria ser considerado chocolate por não conter cacau, mas apenas a manteiga do cacau que é a parte mais "gorda" do fruto.
MODO DE USAR :
Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Primeiro: quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto - uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Isso significa que as versões amargas são as mais recomendáveis. Segundo: limite sua cota a uma barra pequena por dia, cerca de 30 gramas. Não vale exagerar porque, mesmo sendo saudável, ele contém bastante caloria (100 gramas equivalem, em média, a 530!). 
Algumas sugestões para a guloseima entrar no seu cardápio, adoçar a vida e enxugar as gorduras:
1. Se achar a versão com maior concentração de cacau muito amarga, opte pelas que levam um toque de laranja, menta ou capuccino. Isso ameniza o sabor. 
2. Prefira consumir o chocolate na hora da sobremesa. Uma vez que você já esteja saciado, fica mais fácil se contentar com um pedaço pequeno. 
3. Arrisque tomar um café acompanhado de uns quadradinhos de chocolate. A temperatura quente da bebida ajuda a dar sensação de conforto no estômago e saciedade. 
4. Combine a guloseima com outro alimento se for consumi-lo na hora do lanche. Vale pegar uma barrinha com frutas oleaginosas, como amêndoas ou castanha-do-pará. Vale também recorrer aos espetinhos de frutas (morango, banana, uva) cobertos com... adivinhe! Claro, com uma bela calda de chocolate amargo - as fibras domam o apetite. 
5. Aposte no cacau em pó (de preferência orgânico e sem açúcar) na hora de tomar seu leite pela manhã ou até mesmo para polvilhar sobre uma banana assada (com canela) . Aliás, essa fruta aquecida libera mais triptofano, o aminoácido que dá prazer, e o chocolate potencializa a sua ação. 
6. Experimente derreter 30 gramas de chocolate amargo no microondas e coloque sobre 5 damascos ou outras frutas da época - fica uma sobremesa e tanto. Ou, então, bote sobre uma torrada integral, como se fosse aquele famoso creme de chocolate e avelã, hmmmm..... Mata a gula de qualquer um! 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANSIEDADE E STRESS
Aumento de peso por ansiedade e compulsão alimentar!
Viver na correria e com muitos problemas em mente não é ruim somente para o humor - é também um dos grandes culpados dos quilinhos a mais. A ansiedade contribui para a produção de cortisol (hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen).
Resolvi escrever essa matéria, pois 80% dos meus pacientes sofrem de ansiedade e isso gera consequência na balança....temos que tratar a ansiedade para poder controlar a alimentação!

Você sabia que o estresse a a ansiedade são decorrentes de uma má alimentação, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, excesso de alimentos industrializados (corantes, conservantes), intestino não funcionando corretamente e muitos outros?
Nosso corpo quando recebe um estímulo estressante secreta um hormônio (cortisol) responsável para normalizar esse evento. Ele tem função de aumentar a glicemia (açúcar no sangue) para que possamos ter energia. E para produzir essa glicemia ele retira a proteína dos músculos e ficamos com um estoque de gordura (que é a última fonte que o organismo pega para ser usada como energia).
As alterações constantes desse hormônio, levam a alteração do controle da saciedade e da fome. Os pacientes ficam com maior vontade de comer doces e carboidratos no fim do dia e não conseguem controlar isso. Geralmente acorda cansado, já nervoso e isso piora durante o dia. Há sintomas de insônia, irritabilidade, compulsividade e outros.
Para melhorar é preciso mudar a alimentação, hábitos de vida, sair do sedentarismo e praticar uma atividade física que goste ou que seja relaxante.
Confira algumas dicas para vencer o problema:
1. APRENDA A RELAXAR
Faça atividades que você gosta como ler um livro ou revista para se desligar do mundo por algum tempo.
2. MENOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS NO ARMÁRIO
Compre mais alimentos frescos (frutas, legumes e verduras tem que fazer parte do cardápio diariamente). Se possível consumir 3 tipos de frutas por dia e legumes e verduras no almoço e jantar.
3. FELICIDADE NO PRATO
4. DIMINUA O CONSUMO DE DOCES E AÇÚCARES
Uma dica é trocar por frutas secas sem açúcar, ou consumir frutas, mas se ficar com uma vontade incontrolável de comer chocolate, consuma 1 pedaço - de preferência o chocolate amargo, pois tem menos açúcar e gordura e mais cacau em sua composição, sendo uma opção menos calórica que o chocolate ao leite.
5. SAIA DO SEDENTARISMO
A prática de algum exercício físico libera hormônios que acalmam como a endorfina e depois a serotonina. A ordem é se mexer!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA X ANSIEDADE
DICA para o começo da semana: se você é daquelas pessoas que pensam várias vezes antes de deixar a vida de sedentário porque jura que não vai aguentar a rotina extenuante da malhação, é melhor mudar de ideia e correr para tirar o tênis do armário. Uma pesquisa feita na Penn State University, nos Estados Unidos, concluiu que treinos moderados deixam as mulheres mais felizes do que as atividades intensas. Segundo o estudo, esse tipo de exercício aumenta em duas vezes as chances de elas se sentirem energizadas, confiantes e menos ansiosas. Portanto, não há necessidade de se acabar na academia para cuidar da saúde, do ponteiro da balança e até da mente. Com informação, bom senso e prazer é possível chegar lá.
Fonte: Emagrece Brasil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

25 SETEMBRO - DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO
Dia Mundial do Coração vem reforçar a importância dos cuidados com o órgão.
Para reduzir os índices desses tipos de enfermidade, a melhor forma é a prevenção. Manter uma rotina saudável pode afastar não só as DCV’s (Doenças Cardiovasculares), mas também quaisquer outras doenças. Veja algumas dicas:
· Parar de fumar é um grande avanço, pois o tabagismo é um grande causador das doenças cardíacas;
· Mantenha o controle periódico da pressão arterial e dos níveis de açúcar e gordura do sangue;
Links do Blog relacionados:
- SEU CORAÇÃO ESTÁ EM DIA? Verifique seus nívéis nos exames de sangue:
-DIABETES
- DICAS DE COMO UTILIZAR O SAL NO CONTROLE DA PRESSÃO ALTA
· Tenha uma alimentação saudável: Coma frutas, verduras, legumes, cereais e outros nutrientes essenciais para o organismo;
· Pratique exercícios regularmente. Porém, procure um profissional para lhe orientar quanto ao ritmo adequado para você;
· Faça exames médicos periódicos, principalmente após os 40 anos, que é quando essas doenças começam a se manifestar;
· Se na sua família já tiver um caso de problema cardíaco, previna-se o quanto antes;
· É importante lembrar que esses cuidados também podem ser seguidos pelos pacientes de doenças cardíacas.
Feliz Dia Mundial do Coração pra todos!

domingo, 23 de setembro de 2012


Falta de memória pode ser causada pela má qualidade do sono
Pessoas que dormem melhor tem mais facilidade de lembrar de fatos importantes.
Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A pesquisa sugere que o cérebro consegue fazer uma "peneira" de tudo que foi absorvido durante o dia, retendo o que é mais importante enquanto dormirmos. 
Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas. 
Os pesquisadores dizem que a pesquisa, além de provar que o cérebro consegue diferenciar o que vai ser usado e o que pode ser esquecido, mostra que ficar longos períodos sem dormir para estudar ou memorizar algo não é o melhor meio de absorver informações.
Confira agora 10 DICAS PARA DORMIR BEM:
1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar. 
2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir. 
3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar. 
4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade. 
5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias. 
6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina. 
7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor. 
8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo. 
9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite. 
10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite. 
Fonte: www.minhavida.com.br

sábado, 22 de setembro de 2012

CHEGOU A PRIMAVERA!
Respiramos alegria, é a Primavera… 



Com a Primavera os dias têm mais cores, têm mais vida...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ATITUDE - VOCÊ TEM?
O mais difícil é dar o primeiro passo, depois tudo se torna mais fácil!
Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia, o objetivo de muita gente...leia a matéria para melhorar a sua Qualidade de vida, o shape e a saúde para brincar com os seus filhos!
Não é novidade para ninguém que a alimentação e a atividade física têm impacto significativo na nossa saúde. 
Vemos hoje bastante disseminado nos meios de comunicação que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regular é bom para prevenir hipertensão, doenças cardíacas, diabetes, obesidade, altos índices de colesterol e glicemia, úlcera, estresse, insônia, mau humor, dores nas costas… 
Enfim, todos nós sabemos disso! Porém, por que nem todo mundo realmente o faz?
Porque somente saber, ou seja, ter consciência que é importante e faz bem, não é suficiente para gerar mudança de hábito ou comportamento.
A CONSCIENTIZAÇÃO representa somente 5% do processo de mudança. Os outros 95% estão distribuídos em MOTIVAÇÃO (30%), HABILIDADE (25%) E OPORTUNIDADE (40%).
Portanto vamos ajudá-lo a dar o Primeiro Passo!
Um exemplo:
Exemplo de uma refeição saudável!
Conscientização: Eu sei que preciso comer salada na hora do almoço;
Motivação: Eu quero emagrecer para entrar naquela roupa que já não me serve mais. Ou, eu quero obter resultados melhores no próximo exame de sangue para ganhar longevidade; 
Habilidade: Eu sei como montar um prato de salada. Quais alimentos colocar e qual a quantidade ideal para mim;
Oportunidade: Eu vou a restaurantes que oferecem esse tipo de comida. Ou, levo para o trabalho alimentos que considero adequados para uma refeição ou intervalo saudável.
SIGA AS REGRINHAS DE OURO E TOME ATITUDES PARA MELHORAR SEUS HÁBITOS E GANHAR LONGEVIDADE:
· Coma devagar, mastigando bem e saboreando cada bocado do alimento. Essa atitude te faz comer menos, assim ajudando na redução de calorias.
· Alimente-se a cada 3 horas, ajuda a acelerar seu metabolismo, ficando mais fácil emagrecer.
· Respeite os horários estabelecidos para as refeições. É preferível comer pequenas quantidades de alimentos várias vezes ao dia.
· Reduza o óleo no preparo de alimentos e frituras.
· Evite alimentos ricos em gordura como: maioneses, creme de leite, manteiga e margarina.
· Evite preparações com molhos e temperos prontos; prefira molho de tomate caseiro.
· Evite líquidos junto com as refeições, consumindo-os 10 min. antes ou 1h após.
· Consuma no mínimo 8 a 10 copos de água por dia.
· Evite açúcares e refrigerantes frequentemente.
· Use e abuse de ervas, alho, cebola e outros temperos naturais no preparo dos alimentos.
· Modere o consumo de bebidas alcoólicas.
· Escolha uma atividade física prazerosa e adequada às suas condições físicas.
· Coma colorido!!! Diversifique o consumo de verduras, legumes e frutas.
· Utilize alimentos integrais sempre que possível (pães, arroz, massas, aveia, cereais e farelo de trigo). Eles promovem mais saciedade, evitando beliscos fora de hora.
· Evite o consumo excessivo de café, mate, ricos em cafeína (principalmente os mais ansiosos). Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas (50 ml) de café por dia.
É claro que cada um vai ter a sua própria motivação, construir suas habilidades e encontrar as oportunidades disponíveis. É possível mudar o comportamento em direção ao bem estar e a uma melhor qualidade de vida. Basta estar atento a esses quatro fatores e fazer com que a alimentação saudável e a atividade física se tornem mais um hábito, assim como tomar banho e escovar os dentes. 
Lembre-se: a qualidade da sua vida está na vida que você leva!
Procure um Nutricionista para fazer a sua avaliação!

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MAS QUE CALOR ÔÔÔ...
Para aumentar o consumo de frutas de suas crianças, compartilho a dica dos picolés caseiros feitos com polpas naturais! 
Para que fiquem ainda mais convidativos (lindos!), é bacana fazê-los em camadas e, para tanto, basta intercalar as camadas de polpas, a cada 40 minutos de congelamento no freezer. 
OU



MEXA-SE!
Um estudo feito na Universidade de Estocolmo, na Suécia, demonstra que dedicar um período do expediente para fazer exercícios aumenta a produtividade. Então, faça o possível para encaixar esse momento sagrado na sua rotina e melhore seu desempenho.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

EXERCÍCIOS PARA FAZER NO TRABALHO
Dica para quem está no escritório! 
Seguindo-as diariamente você evita tendinite e outras dores no corpo.
Clique na imagem para ampliá-la!
Fonte: Dieta Bistro

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DADOS DO BLOG VIVA BEM
Pessoal gostaria de repartir com vocês a felicidade do nosso projeto estar caminhando para frente...muito obrigada a todos pelo apoio e continuem acessando o Blog do VIVA BEM!


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FORTALECENDO A NOSSA IMUNIDADE!
Quem nunca foi curado com remédios caseiros pela mãe, ou pela avó? 
Leite quente, mel, alho, cebola... 
A feira vale uma farmácia, muitos alimentos funcionam bem no combate a bactérias e vírus curando infecções.
Quando incorporados à dieta, esses alimentos naturais fortalecem o Sistema Imunológico, prevenindo doenças.
Segue abaixo alguns alimentos que agem como antibióticos naturais:
RECEITAS:
 - Leite, mel e alho
Ingredientes:
·1 xícara de leite
·1 colher de sopa de mel
·2 dentes de alho
Modo de preparo:
Esmague o alho, misture na xícara de leite já aquecido e coloque o mel. Misture bem, e beba bem quente. Não se preocupe com os pedaços de alho flutuando na caneca, pois esse é tido como um dos antibióticos naturais mais poderosos. Repita a dose até curar-se.
- Xarope de Limão
Ingredientes:
·1 dente de alho
·3 limões frescos
·1 colher de mel
Modo de preparo:
Esprema os limões e separe as sementes, descartando-as. Esmague o alho, e misture no suco de limão, junto com o mel. Passe para um frasco limpo que possa ser bem tampado, e deixe por 24 horas antes do primeiro consumo. Deve-se beber uma colher de chá todas as noites antes de dormir.

Fonte: http://www.outramedicina.comVida ativa-Reeducação alimentar

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CÉREBRO A TODO VAPOR!
A mente anda cansada, com preguiça de pensar, planejar e aprender?
E pior, vive dando brancos: para onde estou indo mesmo? Sei que tenho que comprar algo... Caramba, esqueci a panela no fogo! Qual é mesmo o nome daquele ator?
Bem, isto é sinal de que você está esquecendo de colocar alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro saudável e vivo, depende de uma alimentação consciente e vitalizante.

O QUE COMPROMETE A SANIDADE DO CÉREBRO?
Procure fugir de alimentos que causam picos glicêmicos - eles estouram a taxa de glicose no sangue e no cérebro - como o açúcar (principalmente o refinado), massas e cereais refinados, batata inglesa e doces em geral. Eles elevam a produção de insulina e de ácido aracdônico, fortes responsáveis pelos processos inflamatórios, que aceleram o envelhecimento e morte das células cerebrais.
Metabolicamente, sabe-se que logo após os picos glicêmicos gerados pelo consumo excessivo de açúcar e amidos, é inevitável quadros de hipoglicêmia, que é a queda vertiginosa do teor de glicose no sangue. Tal situação desarticula todas as funções sensoriais do cérebro, assim como a sua produtividade, poder de comunicação interna e armazenagem de dados. Tanto que a reação natural de um cérebro em estado de hipoglicemia é o sono, ou seja, pára tudo.
Evite também as drogas que geram produção massiva de radicais livres como é o caso do cigarro, das frituras, do álcool, do café, dos alimentos muito processados e aditivados. 
Por último, evite as frituras e as gorduras de origem animal, que tormam as membranas celulares rígidas e pouco porosas, inviabilizando a fluidez e a qualidade das trocas químicas, tanto de nutrição, como de limpeza orgânica. 

Fonte: Nutri e Consult + Livro Exercícios cerebrais – Por que e como praticá-los? – Conceição Trucom 
Clique na imagem para ampliá-la!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FELICIDADE NO PRATO
A serotonina é uma substância muito importante para a manutenção do bom humor e do bem estar. Conheça alguns alimentos que liberam serotonina:
Clique na imagem para ampliá-la!
serotonina é uma substância que age no cérebro, realizando a comunicação  entre os neurônios e levando ao aumento da sensação de bem estar, diminuição da fome e da ansiedade. Ela é um dos principais alvos no combate à depressão, uma vez que os remédios utilizados para combater esse problema possuem ação de aumentar a serotonina no cérebro, inibindo a sua receptação nos neurônios.
As consequências da falta de serotonina no organismo são várias, como irritabilidade, insônia, ansiedade, compulsividade, mal humor, depressão e aumento da vontade de comer. Por isso é importante manter uma quantidade boa dessa substância em nosso corpo.
triptofano é um precursor da serotonina. Os alimentos ricos nessa substância aumentam os níveis de serotonina no cérebro. 
·  Banana;
·  Abacate;
·  Pinha;
·  Melancia
·  Mamão;
·  Limão;
·  Laranja;
·  Tangerina;
·  Caqui;
·  Nozes;
·  Tofu;
·  Lentilha;
·  Peixes;
·  Soja;
·  Feijão;
·  Aves;
·  Ovos;
·  Castanhas;
·  Amendoim;
·  Pimentão;
·  Figo;
·  Alface;
·  Chicória;
·  Semente de gergelim;
·  Gengibre.
Receitas para ajudar no aumento da serotonina:
Suco de maracujá, couve e limão
- 2 folhas de couve;
- Polpa de 1 maracujá;
- Suco de 1 limão;
- 1 colher de sopa de semente de girassol;
- 150 ml de chá de melissa gelado;
- Mel para adoçar.
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e adoce com o mel.
Vitamina de morango, banana e pera
- 10 morangos;
- ½ pera;
- 1 banana;
- 1 colher de sopa de gérmen de trigo ou semente de linhaça;
- 150 ml de água.
Modo de preparo: coloque tudo no liquidificador e bata, adoce como desejar.