segunda-feira, 9 de julho de 2012

7 ALIMENTOS QUE FAVORECEM A PRISÃO DE VENTRE (INTESTINO PRESO)
Fast-food, refrigerantes e doces são alguns vilões do Intestino Preso

Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), não é apenas a frequência das evacuações que define se uma pessoa tem ou não intestino preso. "Apresentar fezes ressecadas, fazer muito esforço para evacuar e ter a sensação de que nem tudo foi eliminado também caracteriza a constipação intestinal".
De acordo com o especialista, as causas variam, mas um dos principais motivos para a prisão de ventre é a Alimentação.
Então vão as dicas aqui no VIVA BEM:
REFRIGERANTES
São ricos em açúcares e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do Intestino e favorece a proliferação de bactérias perigosas. A melhor opção é trocar por sucos de frutas naturais, que podem ter o efeito laxativo e com frutas que exijam mais água como melão, melancia e mamão.
FAST-FOOD
Como esses alimentos são ricos em carboidratos simples, gordura saturada e trans, sódio e outros conservantes, podem causar desordens no Intestino. Outros prejuízos são má digestão e gases.
Não é porque se come fora que precisa fazer refeições pouco saudáveis. Procure self-service com buffet de saladas, arroz integral, feijão e carnes menos processadas. Assim ingere mais vitaminas e minerais e ainda ajuda o funcionamento intestinal.
SUCO DE CAIXINHA
São ricos em açúcar e conservantes, ingredientes que prejudicam o funcionamento do intestino. Invista em opções naturais sem coar. Pode-se adicionar Chia e Linhaça Triturada em iogurtes e salada de frutas.
SALGADOS FRITOS
São ricos em carboidratos simples, gordura saturada e trans, podendo piorar o quadro do intestino preso. Prefira lanches com Pão Integral, frios com pouca gordura e salada crua, que possuem mais fibra e proporcionam mais saciedade evitando beliscos fora de hora.
EXCESSO DE CHOCOLATE
Prefira as versões amargas com 70% cacau, têm menos açúcar e gordura na composição. O chocolate ao leite pode formar gases e por conta das proteínas do leite prejudicar o funcionamento intestinal.
O ideal é evitar doces ricos em açúcar em geral, pois aumentam as bactéria maléficas ao intestino.
FRUTAS QUE PRENDEM O INTESTINO
O tipo de fibra (solúvel ou insolúvel) de cada fruta é que vai ajudar ou prejudicar o funcionamento do seu intestino. Para quem sofre desse mal deve ficar longe de: caju, maçã, banana prata, limão e goiaba. Invista em banana nanica, mamão, abacate, além das frutas com bagaço como laranja e mexerica.
E NUNCA SE ESQUEÇA DE BEBER ÁGUA!!!
Muito importante para quem quer se livrar da Prisão de Ventre é se hidratar corretamente.
Nosso corpo é cosntituído de 70% de água, e um bom marcador para isso é a urina, que deve estar bem clara e sem odor. 
Fontes: www.minhavida.com.br e www.g1.globo.com/bemestar

Nenhum comentário:

Postar um comentário