quinta-feira, 26 de julho de 2012

10 ATITUDES PARA MOTIVAR OS COLABORADORES DA SUA EMPRESA:
   

1. Ambiente de trabalho positivo

Fomente a criatividade, as novas ideias, a iniciativa, as portas abertas, …
2. Participação nas decisões
Facilite aos empregados um âmbito para que tomem suas decisões e respeite-as.
3. Informação dos resultados
Faça o empregado saber como seu trabalho pode afetar aos resultados do departamento ou da companhia.
4. Sentido de pertinência ao grupo
Faça com que o empregado se identifique com a identidade corporativa, por exemplo, facilitando cartões de visita.
5. Ajude a crescer
Proporcione formação. Potencialize habilidades.
6. Feed-Back
Proporcione retorno de seu desempenho indicando os pontos de progresso e aqueles que podem melhorar-se.
7. Reuniões
Procure se reunir com eles de forma periódica para falar dos temas que lhes preocupa. Comer juntos em um restaurante pode ser uma boa ideia…
8. Agradecimento
Agradeça sinceramente os esforços. Uma simples nota com um Obrigado! escrito em cima de sua mesa pode ser o suficiente.
9. Premie a excelência
Reconheça e premie os trabalhadores que apresentem um desempenho extraordinário.
10. Comemore os sucessos
A comemoração faz justiça aos esforços desempenhados para conseguir o sucesso

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DESCUBRA AS CALORIAS DOS DRINKS QUE VOCÊ PEDE NAS BALADAS
As baladinhas nos finais de semana, churrasquinhos e até mesmo o Happy hours, podem estar pesando na balança!
*As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente calorias.
1 grama de álcool fornece 7 kcal
Por isso, quem quer emagrecer é preciso tomar muito cuidado. Deixar para beber somente em ocasiões especiais e mesmo assim pouca quantidade é a melhor pedida.
Existem bebidas alcoólicas, como o vinho tinto seco, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação. Por ser alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante.
Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias. Bebidas alcoólicas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e por isso são mais calóricas.
Normalmente o consumo de bebida alcoólica está associado a petiscos, como amendoins e frituras, que também possuem um alto valor calórico. É por isso que o hábito de beber e petiscar na night acaba virando um ciclo vicioso, pois esses alimentos possuem uma quantidade grande de sal, o que faz aumentar ainda mais a vontade de consumir da bebida alcoólica.

Confira:
Outro drink que sai muito durante as noites é a vodka com energético. 50 ml de vodka contém 120 kcal;250 ml de energético110 kcal. Nessas proporções, a bebida completa fica com 230 cal.
Nem pense em recusar convites com medo de colocar o emagrecimento em risco. Afinal, com uma pitada de bom senso e com conhecimento sobre trocas que deixam as refeições mais leves dá para curtir almoços, jantares e, por que não, até happy hours.
A dica é alternar cada copo de bebida alcoólica a um de água – dessa forma o consumo é um pouco menor e o corpo fica hidratado e assim evita ficar bêbado.
Para aproveitar sem culpa, é aconselhável não pular refeições ao longo do dia, evitando assim que sinta fome antes do encontro com os amigos, para que não haja exageros. Já no dia seguinte deve-se procurar compensar, ingerindo alimentos mais leves e  buscar  hidratar-se através de sucos, frutas e bastante água.
Fonte: www.nutrieconsult; www.mulherabril.com.br


CIRURGIAS DE REDUÇÃO DO ESTÔMAGO
Após a cirurgia, estudos apontam uma perda média de 60% do peso original, que costuma ocorrer em até um ano e meio. A pessoa passa a sentir menos fome, pois a operação mexe com hormônios como a grelina, que regula essa vontade de comer. Em 85% dos casos, quem tem diabetes tipo 2 também deixa de manifestar a doença.
Esse tipo de operação é praticado no Brasil há 20 anos, e cada vez mais há pacientes que passam por ele – o país já é o segundo no mundo em número de pacientes.
Tipos de cirurgia e consequências
Há basicamente três tipos de bariátrica: a que apenas reduz o estômago, a que diminui e modifica um pouco o curso do intestino e a que reduz e altera muito o curso intestinal. Esse desvio permite que o intestino absorva menos gordura, além de estimular a produção de hormônios que diminuem a fome e melhoram a diabetes.

Alimentação:
Nas primeiras duas ou três semanas, o paciente deve bebericar, a cada meia hora, cerca de 100 ml de líquidos, como água, chá, gelatina, água de coco, isotônico e caldos caseiros de carne e frango, sem resíduos. Passada essa fase, entram pequenas quantidades de macarrão, carne moída, purê e outros alimentos pastosos.
Os médicos destacaram alguns possíveis efeitos da operação, como anemia, perda de cabelo e gases. Também pode ocorrer o chamado "dumping", um mal-estar quando é ingerido muito líquido ou alimento de uma vez só. Por isso, é preciso engolir em pequenos goles e mastigar bem a comida. Além disso, a quantidade de água consumida deve ser suficiente para deixar o xixi bem clarinho, destacou Halpern.
Ter sucesso na cirurgia bariátrica significa, após 5 anos, ter perdido pelo menos metade do excesso de peso. Por exemplo, uma pessoa de 100 kg cujo patamar ideal é 60 kg precisa estar com até 80 kg. Para indivíduos com índice de massa corporal (IMC) entre 35 e 40, o sucesso é de 90%. Para IMCs maiores, a taxa cai para 70%. 
Equipe Multiprofissional:
Para realizar a bariátrica, certifique-se de que seu médico é um cirurgião com formação específica e verifique se a equipe dele inclui endocrinologista, nutrólogo ou nutricionista e psiquiatra ou psicólogo. 
Complicações:
As complicações mais graves dessa cirurgia são os sangramentos (2% dos casos), infecções, vazamentos de costuras, embolia pulmonar e hérnias. Também pode haver obstrução intestinal, mesmo depois de muito tempo da operação.
Plástica:
Durante pelo menos 18 meses, é possível ficar com sobras de pele. Esse é o prazo para perder peso e fazer uma cirurgia plástica.
Outros cuidados:
- Precisa haver a compreensão do paciente e dos familiares sobre os riscos da cirurgia e também mudança de hábitos
- O acompanhamento pós-operatório deve ser feito com uma equipe multidisciplinar, a longo prazo
- A cirurgia não é milagrosa: a obesidade é uma doença crônica e deve ser controlada a vida inteira.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DICA PRECIOSA: CALDO DE LEGUMES E CARNE CASEIROS

Segue duas receitinhas de caldo, ótimas opções para cozinhar arroz, risotos, incluir em molhos de tomate, em sopas. 

É super fácil de fazer e muito mais saudável do que os caldos em tabletes e pós industrializados. 

E o melhor de tudo é que podem ser congelados ficando à disposição sempre que necessário.

Para o caldo de carne:
1 kg de músculo 
3 Lts de água
50 grs. de cenoura descascadas e em pedaços
50 grs de salsão em pedaços
50 grs de cebola em pedaços
50 grs de alho porro
Sal e pimenta à gosto
20 ml de vinho branco seco

Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e leve ao fogo. Quando ferver, tampe e abaixe o fogo para o mínimo. Deixe cozinhar por mais 90 minutos. Retire do fogo, coe em uma peneira de malha fina.

Para o caldo de legumes:
100 grs de cenoura descascadas e picadas
100 grs de cebola cortada em pedaços
100 grs de alho porro em pedaços
100 grs de salsão em pedaços
1 tomate
1/2 maço de salsinha
2,5 litros de água
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Cozinhe todos os ingredientes por 90 minutos em fogo baixo. A panela deve estar tampada. Retire do fogo e coe em uma peneira de malha fina.
Fique atento:
- lave as mãos antes de mexer com os alimentos;
- use uma panela grande (de preferência inox, abolindo sempre o alumínio) para qualquer uma das receitas;
- se a água diminuir, reponha;
- congele em vidros higienizados com água fervente e de tamanhos variados;
- a gordura que fica na superfície no caldo de carne pode ser desprezada,
- a carne do caldo pode ser usada em outra preparação, mas não deve ser congelada
- para pequenas porções pode ser congelado em forminhas para gelo.

Retirado da página Nutricionista Gisele Paleta
GRIPE COMUM X GRIPE A (H1N1)
Gente a GRIPE A (H1N1) esta se espalhando pelo país novamente. Vamos ver aqui as diferenças entre Gripe A e gripe comum.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

METABOLISMO

Quanto maior a quantidade de gordura no seu corpo, o seu metabolismo fica mais lento, com isso ele gasta menos calorias em repouso, dificultando a perda de peso. Ou seja não tem um trabalho de queima calórica tão efetivo ("enferrujado") quanto uma pessoa que se alimenta de forma saudável e pratica algum tipo de atividade física.
Com as dicas que oferecemos aqui no blog e na nossa Fan Page no Facebook (www.facebook.com/progvivabem) você fica atualizado em como cuidar melhor da sua saúde.
As informações não substituem uma consulta individualizada com um Profissional Nutricionista ou Médico.

Mude sua alimentação para melhor, turbine seu metabolismo, ganhe Saúde e Qualidade de Vida!
BENEFÍCIOS DA PERDA DE PESO...
Os benefícios da perda de peso são já conhecidos para a prevenção de doenças de um modo geral, mas para as cardiovasculares são muito evidentes e significativos. redução da pressão arterial, das gorduras do sangue e do tamanho do coração são considerados os resultados mais significativos.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

terça-feira, 10 de julho de 2012

10 de Julho - DIA DA PIZZA
Pizza movimenta 7,3 milhões por ano em São Paulo.

A pizza é um alimento que agrada diversos paladares, desde os mais exigentes, que apreciam ingredientes refinados, até os que preferem a tradicional cobertura de mussarela, com orégano e azeitonas.
Há quem diga que no Brasil, 'tudo acaba em pizza', mas, para que o seu plano de emagrecimento não termine por causa dela, leia esta matéria até o final.
A MÁ FAMA NUTRICIONAL DA PIZZA
Comer pizza leva muitas pessoas à sensação de culpa, provavelmente pela má fama que este alimento tem.
Amantes da pizza, atenção, pois a boa notícia vem agora: a pizza é um alimento saudável, desde que você saiba escolher as opções mais saudáveis. Isto não significa que você deva se alimentar de pizza constantemente, mas, não há problemas em consumir uma ou duas fatias - das opções mais leves - esporadicamente (uma vez por semana). Na realidade, a massa de pizza é uma boa fonte de carboidrato - nutriente fornecedor de energia, essencial para você ter uma alimentação equilibrada - e o valor calórico não é assustador, como muitos acreditam.
A grande vilã da pizza é a cobertura, geralmente rica em gordura, portanto, recusar ingredientes calóricos, como provolone, gorgonzola, parmesão, catupiry, calabresa e bacon já é uma excelente atitude para evitar ganhar quilinhos indesejáveis. Lembre-se que, além de calóricos, estes alimentos são ricos em colesterol e gordura saturada do 'tipo trans', que podem se depositar nas artérias, causando doenças cardiovasculares, portanto, é necessário ter moderação!
Confira o valor calórico de algumas pizzas:
Dicas para não errar na escolha:

  • Para tornar a sua escolha mais leve não exagere na quantidade de azeite: cada colher de chá, despejada sobre a sua fatia de pizza, aumenta 21kcal no valor calórico;

  • Algumas pizzarias fazem pizzas de forma personalizada, ou seja, você pode escolher quais ingredientes deseja acrescentar. Assim, você pode comer à vontade: cebola, palmito, escarola, rúcula, tomate, ervilha, milho, pimentão, champignon, alcachofra e alcaparras;

  • Tenha cuidado ao consumir tomate seco e berinjela temperada; estes vegetais na forma natural têm um baixo valor calórico, mas, depois de preparados, eles ficam muito calóricos;

  • Dispense as pizzas doces, pois os sabores - chocolate, brigadeiro, beijinho, goiabada, sorvete e doce de leite - são muito calóricos e podem prejudicar o seu programa de emagrecimento. Se não resistir, limite-se a uma fatia de pizza de banana com canela, que é a opção mais saudável;

  • Se você prefere consumir pizzas industrializadas, tenha alguns cuidados no momento da compra: certifique-se de que a temperatura do balcão frigorífico é igual ou menor a 10ºC, verifique a data de validade (prefira as que têm o prazo de, no mínimo, 30 dias);

  • 10 de JULHO - DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

    Prevenir é o melhor remédio!
    A visão é um dos principais sentidos do Homem, sendo responsável por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, merece atenção e cuidados especiais.
    Além de visitas regulares ao oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, é importante também procurar um especialista em caso de qualquer sintoma. Controlar a pressão arterial e o diabetes, também, são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata, glaucoma e outras.
    Muitos dos problemas de visão podem ser evitados com bons hábitos como, por exemplo, usar óculos de sol com proteção para raios ultravioleta, utilizar o computador de maneira adequada com bom posicionamento do monitor, piscando frequentemente, e iluminação correta do ambiente, que é importante também para a leitura, vídeo game e televisão. Além disso, "as maquiagens não podem estar com data de validade vencida e devem ser dermatologicamente testada.
    Fonte: http://www.samaritano.com.br/

    segunda-feira, 9 de julho de 2012

    7 ALIMENTOS QUE FAVORECEM A PRISÃO DE VENTRE (INTESTINO PRESO)
    Fast-food, refrigerantes e doces são alguns vilões do Intestino Preso

    Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), não é apenas a frequência das evacuações que define se uma pessoa tem ou não intestino preso. "Apresentar fezes ressecadas, fazer muito esforço para evacuar e ter a sensação de que nem tudo foi eliminado também caracteriza a constipação intestinal".
    De acordo com o especialista, as causas variam, mas um dos principais motivos para a prisão de ventre é a Alimentação.
    Então vão as dicas aqui no VIVA BEM:
    REFRIGERANTES
    São ricos em açúcares e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do Intestino e favorece a proliferação de bactérias perigosas. A melhor opção é trocar por sucos de frutas naturais, que podem ter o efeito laxativo e com frutas que exijam mais água como melão, melancia e mamão.
    FAST-FOOD
    Como esses alimentos são ricos em carboidratos simples, gordura saturada e trans, sódio e outros conservantes, podem causar desordens no Intestino. Outros prejuízos são má digestão e gases.
    Não é porque se come fora que precisa fazer refeições pouco saudáveis. Procure self-service com buffet de saladas, arroz integral, feijão e carnes menos processadas. Assim ingere mais vitaminas e minerais e ainda ajuda o funcionamento intestinal.
    SUCO DE CAIXINHA
    São ricos em açúcar e conservantes, ingredientes que prejudicam o funcionamento do intestino. Invista em opções naturais sem coar. Pode-se adicionar Chia e Linhaça Triturada em iogurtes e salada de frutas.
    SALGADOS FRITOS
    São ricos em carboidratos simples, gordura saturada e trans, podendo piorar o quadro do intestino preso. Prefira lanches com Pão Integral, frios com pouca gordura e salada crua, que possuem mais fibra e proporcionam mais saciedade evitando beliscos fora de hora.
    EXCESSO DE CHOCOLATE
    Prefira as versões amargas com 70% cacau, têm menos açúcar e gordura na composição. O chocolate ao leite pode formar gases e por conta das proteínas do leite prejudicar o funcionamento intestinal.
    O ideal é evitar doces ricos em açúcar em geral, pois aumentam as bactéria maléficas ao intestino.
    FRUTAS QUE PRENDEM O INTESTINO
    O tipo de fibra (solúvel ou insolúvel) de cada fruta é que vai ajudar ou prejudicar o funcionamento do seu intestino. Para quem sofre desse mal deve ficar longe de: caju, maçã, banana prata, limão e goiaba. Invista em banana nanica, mamão, abacate, além das frutas com bagaço como laranja e mexerica.
    E NUNCA SE ESQUEÇA DE BEBER ÁGUA!!!
    Muito importante para quem quer se livrar da Prisão de Ventre é se hidratar corretamente.
    Nosso corpo é cosntituído de 70% de água, e um bom marcador para isso é a urina, que deve estar bem clara e sem odor. 
    Fontes: www.minhavida.com.br e www.g1.globo.com/bemestar

    sexta-feira, 6 de julho de 2012

    Clique na imagem para ampliá-la.
    4 DICAS PARA EMAGRECER SEM RISCOS

    Organização Mundial da Saúde (OMS) elenca as principais medidas que ajudam a perder peso sem ameaçar o bem-estar.

    Menos sal e açúcar
    "Enquanto o açúcar é cheio de calorias, o sódio contribui para a retenção de líquidos, deixando o corpo inchado", explica Márcio Atalla, educador físico e especialista em nutrição de São Paulo. E pior: ambos são utilizados no prato em demasia pelos brasileiros.
    Mais fibra
    Presente em cereais, legumes e frutas, ela combate a obesidade por promover a sensação de estômago cheio, o que evita excessos à mesa. Como se isso fosse pouco, o nutriente impede que parte da gordura de outros alimentos seja absorvida pelo organismo.
    Maneire na gordura
    O problema está principalmente na saturada, tipo consumido, em média, 92% a mais do que deveria dentro do nosso país. É que, além de estar lotada de calorias, essa versão deixa o apetite cada vez mais voraz ao longo do tempo.
    A Gordura saturada é encontrada em alimentos fontes de gordura animal.
    Alimentos fontes de gordura Saturada: Carnes gordurosas, aves com pele e laticínios integrais em forma de queijo, leite, manteiga e iogurtes.
    Os alimentos fontes de gordura saturada se consumidos em excesso, além do ganho de peso, podem formar placas de gordura nas artérias (ateromas). Essas placas são formadas dentro dos vasos sanguíneos e podem chegar a obstruir os mesmos causando um Derrame (AVC) ou Ataque Cardíaco (Infarto do miocárdio).
    H2O aos montes
    Acredite se quiser, há pesquisas ligando uma hidratação adequada à boa forma. "A reação de queima de gordura dentro do organismo exige água", esclarece Atalla. Sem contar que um tanque cheio garante resistência para aguentar exercícios longos e que obviamente secam mais a barriga.
    Fonte: www.saude.abril.com.br


    quinta-feira, 5 de julho de 2012

    CAMPEÕES DOS AGROTÓXICOS

    pimentão, o pepino e o morango são os vilões do momento. Na lista divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) os três aparecem como os campeões em contaminação por agrotóxicos. 
    Clique na imagem para ampliá-la!
    Além do pimentão, do morango e do pepino, também estão no ranking o alface, a cenoura, o abacaxi, a beterraba, a couve, o mamão e o tomate. Mas o estudo também trouxe boas notícias. Os níveis de contaminação da batata caíram para zero. 
    Mas você aí em casa sabe exatamente o que são os agrotóxicos?
    FUNÇÃO DOS AGROTÓXICOS:
    A especialista em vigilância sanitária em alimentos Hilda Barros explica: “São substancias químicas que, na realidade, têm o papel de não deixar que o alimento seja consumido por insetos, pelas pestes da agricultura. Essa é a função dos agrotóxicos”.
    A análise feita em 25 estados e no Distrito Federal revelou que vários legumes, frutas e verduras comuns na mesa do brasileiro também estão com níveis elevados de agrotóxicos
    “Pode causar câncer. Afeta ao fígado, afeta a hipófise, hipotálamo, todas as glândulas sexuais. A população deve não se preocupar, mas se cuidar mais”, diz Hilda Barros. 
    HIGIENIZAÇÃO PARA DIMINUIR A QUANTIDADE DE AGROTÓXICOS:
    E aí vão três passos simples que ajudam a diminuir a concentração de agrotóxicos das suas frutas, verduras e legumes: 

    1) Lavar em água corrente. 

    2) O passo dois é deixar o alimento de molho na água da torneira por 40 minutos. Mas atenção: “É importante que nunca se misture frutas e legumes”, diz Hilda Barros. E outro detalhe importante: “Não se deve cortar o alimento ou tirar qualquer proteção. Ele deve ser colocado na vasilha inteiro”, acrescenta ela. Com casca e tudo. 
    3) Quarenta minutos depois, o passo número três: “Retire os alimentos e coloque em outra vasilha. É mais fácil para a dona de casa, que ela pode usar a água sanitária e para um litro de água, uma colher de sopa. Aguardar 20 minutos e pronto. Já pode utilizar para consumo”, explica Hilda. 
    “Não é possível que a gente zere a quantidade de agrotóxicos em casa. Isso somente no campo, com boas práticas de agricultura”, garante Hilda.
    BICARBONATO DE SÓDIO LIVRA ALIMENTOS DE AGROTÓXICOS
    “Aproximadamente uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio para um litro de água”, ensina. 
    O bicarbonato de sódio pode ser comprado em farmácias. 
    Outra dúvida: existe diferença no tempo de lavagem para verduras, legumes e frutas?. 
    “Se forem folhas, o tempo de 30 minutos é suficiente. Se forem frutas e legumes, o tempo é maior: de uma hora a uma hora e 30 minutos”, explica o professor. 
    Isso vale para alimentos com casca ou que ainda vão ser cozidos. E, só depois, é hora de usar a água sanitária ou o vinagre. Sempre uma colher de sopa para cada litro de água. A combinação serve para eliminar as bactérias e sujeiras. Dessa dica, o feirante já sabia. “Mata tudo”, garante.

    ALIMENTO ORGÂNICO = ZERO AGROTÓXICO
    Os alimentos orgânicos estão completamente livres de agrotóxicos? 
    “Se os alimentos são orgânicos certificados, sim”, diz Hilda. A certificação dos alimentos orgânicos tem que aparecer na embalagem.
    Fonte: www.globo.com/fantastico

    quarta-feira, 4 de julho de 2012

    ENTENDA OS EFEITOS DO SÓDIO NO CORPO
    Sódio em excesso ainda pode contribuir para ganho de peso, pedras nos rins e até câncer. Entenda por que não adianta só abolir o saleiro
    Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação diária de sódio é 2000 mg, o que corresponde a 5 g de sal de cozinha.
    Motivos não faltam para botar o saleiro de escanteio e ainda maneirar no que está exposto nas prateleiras dos supermercados - isto é, no sódio oculto.
    Retenção de líquidos (Inchaço)
    Baita inchaço: diante de uma ingestão abundante do mineral, há um desequilíbrio que eleva a concentração de água dentro e fora dos vasos - e, assim, menos líquido é escoado pelas vias excretoras. Isso gera uma retenção hídrica que rende inchaços por todo o corpo.
    Celulite
    Repercussão à flor da pele: além de resultar em quilos a mais, o acúmulo de líquido facilita o aparecimento de celulite, já que áreas da pele ficam com a circulação comprometida, dando origem àqueles buraquinhos.
    De Câncer à Cálculo Renal
    Confira a hipótese que justificaria a ligação do sal com tumores no estômago e a explicação para a encrenca nos rins
    Câncer:
    Estômago fragilizado: em excesso, o sal causaria alterações nas células desse órgão, que se tornariam mais suscetíveis ao ataque de agentes cancerígenos, como a bactéria H. pilory e o tabaco. Aí surgiria o foco inicial da doença.
    Cálculo Renal (Pedras):
    Pedras no caminho: o abuso de sódio tem como efeito colateral o envio de mais cálcio para a urina. Quando esse nutriente passa pelos rins, nossos filtros naturais, ele pode ficar retido e se unir a cristais, formando os dolorosos cálculos.
    Os ossos sofrem e a Pressão sobe!
    Por que o sódio alimenta a hipertensão e pode favorecer a osteoporose
    Osteoporose (Ossos fracos):
    Esqueleto ameaçado: sal demais tende a fazer com que muito cálcio seja eliminado pela urina. Se já há uma tendência à osteoporose, esse roubo do mineral - que é crucial aos ossos - irá acelerar o desenrolar do distúrbio.
    Hipertensão (Pressão Alta):
    O decolar da hipertensão: para lidar com o exagero de sódio, o organismo passa a concentrar mais líquido no interior dos vasos, elevando a pressão ali dentro. Com o tempo, ainda ocorrem alterações na parede das artérias, que acabam menos flexíveis e mais estreitas. Eis o cenário para a pressão decolar.
    Confira ainda:
    RANKING DOS 100 ALIMENTOS CHEIOS DE SÓDIO

    COMO LEVAR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL?
    Emagrecer não é apenas uma questão estética, mas também de saúde. Muitas pessoas acham que os gordinhos são assim porque querem, e atribuem o excesso de peso à preguiça, à falta de vergonha ou ao desleixo. O fato é que a obesidade é uma doença, e esse número vem crescendo no mundo todo.
    Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.
    Em relação à dieta, não importa se sua meta é perder, ganhar ou manter o peso: o que conta mesmo é manter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, e praticar atividades físicas para levar sempre uma vida mais saudável e longe das doenças!
    Fonte: www.g1.globo.com/bemestar