quinta-feira, 14 de junho de 2012

PROGRAMA CAMINHADA: 
ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO 
A cada ano, 520 mil paulistas abandonam o sedentarismo e passam a caminhar, segundo dados do Agita São Paulo, programa criado para incentivar a prática de atividade física no Estado paulista. "Desde 1997, são mais de cinco milhões de pessoas caminhando", diz o médico Victor Matsudo, coordenador do programa.
Especialistas estimam que seja o exercício mais praticado pelos brasileiros. Esse batalhão de gente adere às passadas em busca de qualidade de vida e mais saúde. Com toda a razão.
Estudos já mostravam que caminhar regularmente diminui o LDL (colesterol "ruim"), aumenta sua fração boa, o HDL, e melhora a sensibilidade à insulina -portanto, reduz o risco de complicações cardiovasculares e diabetes.
O exercício diminui ainda as chances de ter pedras na vesícula, e as mulheres que caminham regularmente têm um risco 23% menor de desenvolver câncer de mama.
Confira as dicas para se alimentar corretamente:
30 minutos por dia, 3 vezes por semana
É o mínimo que se deve caminhar para tirar todo o proveito do exercício. Para ajudar quem está sedentário há tempos e não sabe como começar, o preparador físico Marcos Paulo Reis, da MPR Assessoria Esportiva, desenvolveu uma planilha de treinamento para chegar lá em 12 semanas:
OBS: Devem buscar orientação médica antes de começar: cardiopatas, hipertensos, diabéticos, pessoas que sofrem de lombalgia crônica e de problemas osteoarticulares.

Hidratação
Uma dica para saber se você está bem hidratado é se pesar antes e depois do exercício. A diferença de peso é a perda de líquido e não de gordura. Se o peso ficar igual, é sinal de que a hidratação está correta.





Um comentário:

  1. Sempre aprendo mais um pouco com vc Mônica, obrigada.
    Pode enviar sempre.
    Bjos

    ResponderExcluir