quinta-feira, 31 de maio de 2012

Data criada pela Organização Mundial da Saúde alerta contra os riscos e as consequências do fumo.

Número de fumantes gira em torno 1,1 bilhão em todo o mundo.


O Dia Mundial sem Tabaco (31 de Maio) serve para incentivar as pessoas a abandonar um vício que só traz malefícios. De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. De acordo com o Ministério, é a primeira vez que esse índice fica abaixo dos 15%.
As doenças relacionadas ao tabaco são diversas: aumento do ritmo cardíaco, infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, angina, elevação do colesterol ruim (LDL), menopausa precoce, gastrite, úlcera gástrica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, doença obstrutiva arterial periférica, tromboangeite obliterante, obstrução progressiva das artérias que pode culminar em amputação e câncer no fígado, rins, coração e pulmões, além dos sintomas agudos como irritações nasais, na garganta e nos olhos, tonturas e dor de cabeça. 
Entenda como cada forma de consumo de tabaco é nociva à saúde e largue de vez todos os vícios! 
- CIGARRO INDUSTRIALIZADO
Todo componente do cigarro é nocivo a saúde. As concentrações de nicotina costumam ser menores do que em outras formas de consumo do tabaco, sendo necessário fumar mais cigarros para combater o vício, ou seja, mais contato com componentes toxicos.
- NARGUILÉ
Uma sessão de Narguilé de 80 minutos equivale a fumar 100 cigarros. O fumo utilizado pelo narguilé tem as mesmas substâncias tóxicas do tabaco - nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e metais pesados. No entanto, ele possui uma concentração maior de nicotina, causando um dependência maior.
- CACHIMBO
O cachimbo é feito pela mistura de 2 tipos de tabaco. Os fumantes de cachimbo pensam correr menos risco pois não tragam a fumaça, mas há evidências científicas que quanto o charuto e o cachimbo são tão nocivos quanto o cigarro.
- CHARUTO
Quem fuma charuto apresenta 45% mais chance de desenvolver Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 27% mais chances de desenvolver doenças cardíacas. O charuto mantém as folhas de tabaco inteiras e não possui filtro, intensificando os danos.
- CIGARRO DE PALHA
A diferença entre ele e o cigarro industrializado é que é envolvido por uma palha ao invés de papel e não possui filtro, sendo a forma mais nociva da inalação da fumaça. A palha não permite a passagem de ar de dentro pra fora do cigarro e isso torna as tragadas mais intensas e concentradas.
- FUMO DE CORDA
Tipo de tabaco torcido e enrolado, normalmente utilizado para confeccionar cigarros de palha, mas que também pode ser consumido mascando-se pequenos pedaços. Quando mascado, o fumo de corda libera a nicotina direto na mucosa da boca, aumentando os riscos de câncer nessa região. 
Fonte: www.minhavida.com.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

28/05 - DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA 

Doenças cardiovasculares são maior inimigo das mulheres!!!

- De cada dez, seis morrem de infarto, principalmente depois da menopausa.

E a maioria não tem consciência disso, pois concentra toda a preocupação em exames ginecológicos, como os de mama e do colo do útero.
Clique na imagem para amplia-la.
Entre os principais fatores de risco das mulheres estão: hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade abdominal, sedentarismo, cigarro e interação entre fumo e anticoncepcional (que a partir dos 30 anos pode causar trombose venosa e uma consequente embolia pulmonar). De acordo com o especialista, 90% dos riscos são determinados por esses fatores e pelo estilo de vida, contra 10% da carga genética. Ou seja, é possível mudar esse quadro.
Após a menopausa, o risco aumenta ainda mais: a mulher deixa de ter o corpo em formato de pera e passa a ser “maçã” (veja arte acima). Isso significa que o depósito de gordura abandona as coxas e o bumbum para se concentrar ao redor do abdômen e na parte superior do corpo. Cinturas acima de 80 cm para o sexo feminino e de 94 cm para o masculino já devem acionar o sinal de alerta, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.
- A circunferência da cintura é usada para medir o risco cardiovascular de uma pessoa, pois é simples e de fácil acesso: basta uma fita métrica.
Veja a matéria relacionada: 
http://vivaplena.blogspot.com.br/2012/04/verifique-o-seu-tipo-fisicoe-os-riscos.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CORTE CALORIAS DA SUA ALIMENTAÇÃO COM ATITUDES SIMPLES
Muita gente pensa que cortar as calorias do cardápio vale só para quem faz dieta. Puro engano. Quem quer manter o peso e ter uma alimentação saudável também precisa estar atento ao que entra no cardápio. E nem estamos falando de itens como maionese, refrigerante ou biscoito. Até um suco de frutas, rico em açúcar, entra na lista de "pegadinhas". O problema maior são as calorias "escondidas" em certos alimentos, aquelas que você nem percebe que consome, mas que faz uma enorme diferença para a balança e para sua saúde.
Confira abaixo as dicas  para deixar os alimentos com até 170 calorias a menos. Já pensou na economia que você pode fazer durante um único dia?
- DILUA O SUCO NATURAL
Por serem naturais, as pessoas acreditam que sucos de frutas podem ser consumidos sem moderação. Um exemplo é o suco de Laranja, campeão de pedidos e que para ser feito conta com 3 unidades da fruta e o total é de 200 cal. Por isso diluir a bebida reduz o teor calórico. Se feito com 2 laranjas e 100ml de água as calorias caem para 140 por exemplo. Outra sugestão é optar por sucos menos calóricos de frutas que já contém mais água como melancia e melão, ou por sucos de abacaxi e caju que levam maior quantidade de água.
- CORTE ACOMPANHAMENTOS DO CAFÉ
1 xícara de café puro oferece 2 calorias, ou seja, ele sozinho não é uma ameaça a dieta de ninguém. O problema são seus acompanhamentos: açúcar e chantilly aumentam o valor calórico. Assim o mais indicado seria fazer uso de adoçantes e ignorar qualquer complemento. E para os que não resistem ao bom café com leite, prefira a versão desnatada.
- CONTROLE O ÓLEO USADO PARA REFOGAR ALIMENTOS
Em uma casa que moram 4 pessoas, o ideal é utilizar 1 lata de óleo por mês, se estiver usando mais, significa o aumento da fritura na mesa da sua casa!!!
Outra dica seria refogar tudo com água e 1 colher de café de margarina sem sal, a refeição continua saborosa e bem mais magrinha.
- DISPENSE OS TEMPEROS PRONTOS
Eles contém mais gordura e sódio em sua composição prejudicando a alimentação saudável. Prefira temperos naturais a base de ervas.
- TIRE A PELE DO FRANGO
Essa atitude reduz 70 calorias do seu prato. O mais importante é a redução do teor de Colesterol que de 100g de frango com pele contém 80mg de Colesterol sem a pele passa para 55mg. Mas esses valores só valem quando retiramos a pele antes do preparo.  Para manter o frango saboroso, aposte em tempero de ervas como alecrim e hortelã ou caldo natural de laranja,
- PREFIRA ALIMENTOS LIGHT
Para você ter ideia da diferença: um pacote de pipoca tradicional contém 500 cal contra 360 da versão light. 1 unidade de iogurte integral contém 160 cal contra 56 cal da versão light, O mais surpreendente é o bolo de chocolate, versão tradicional m500 cal a versão light contém 230 cal.
- EXPERIMENTE ASSAR
Trocar a batata frita pela assada  e assar os empanadinhos de frango reduz 60 calorias.
Fonte: www.minhavida.com.br

quinta-feira, 17 de maio de 2012


VIDEODICA - Dr Drauzio Varela: 
 PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Fonte: www.bradescosaude.com.br

Videodicas Bradesco


VIDEODICA - Dr Drauzio Varela:
REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Fonte: www.bradescosaude.com.br

sexta-feira, 11 de maio de 2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

SALADAS - COMO CONSUMIR E SEUS BENEFÍCIOS

Entenda o que cada cor diz sobre os benefícios de legumes e verduras.

Ao escolher a salada na hora do almoço ou do jantar, muitas pessoas se resumem a pôr no prato alface, tomate, cenoura, beterraba e cebola. Mas as opções disponíveis na feira e no mercado são muito maiores: basta habituar-se a comprar e desenvolver o paladar.
Clique na imagem para ampliá-la.
Na hora de temperar, outra dica gostosa e saudável: azeite batido com ervas (manjericão, coentro, salsinha, cebolinha, alecrim e/ou orégano), que só deve ser acrescentado na hora de servir.
Dicas:
- Para manter a salada fresca até o momento da refeição, guarde-a na geladeira
- Acrescente o molho apenas na hora de pôr a mesa
- Prefira legumes e verduras da época, que contêm menos agrotóxico
- Frutas que oxidam rápido, como abacate e banana, só devem ser colocadas na salada no momento de servir
- O sal marinho tem minerais e é mais indicado para temperar a salada. Pode ser substituído pelo sal grosso triturado no liquidificador.
Fonte: www.g1.globo.com/bemestar

sábado, 5 de maio de 2012


Pão branco é preferido do brasileiro, 

mas integral traz mais benefícios!!!

Comer pão é um hábito diário para a maioria dos brasileiros, principalmente no café da manhã, nos lanches e à noite, por quem prefere substituir o jantar por uma refeição mais leve e rápida.
Clique na imagem para amplia-la.
Quem faz dieta não precisa cortar o pão, mas comê-lo com moderação e de preferência a versão integral pois proporciona mais benefícios e nutrientes para o organismo.
Uma dica para quem não consegue trocar o pão branco pelo integral é consumi-lo junto com verduras e proteínas – estas ajudam a quebrar o índice glicêmico, ou seja, diminuir a carga de açúcar no sangue causada pela ingestão do carboidrato. Algumas sugestões de proteína para incluir no lanche são: ovo mexido, presunto ou queijo branco. Alface, tomate e/ou rúcula também podem tornar a refeição ainda mais gostosa.
Fonte: www.g1.globo.com/bemestar

sexta-feira, 4 de maio de 2012

7 DICAS PRA QUEM TRABALHA MUITO TEMPO SENTADO

Em todo o mundo e particularmente nos países industrializados com a proliferação dos computadores, cerca de 3/4 dos trabalhadores desenvolvem atividades profissionais sedentárias.
Quem trabalha o dia todo sentado sabe que a rotina tem reflexos.O estilo sedentário de trabalho prejudica a circulação do sangue e pode provocar, inclusive, a trombose.
Por isso separamos 7 dicas para atenuar essas consequências:

Clique na imagem para amplia-la.
1. Por mais que se tente manter uma postura correta, se a cadeira não ajudar, nada feito. Na hora de comprar a sua, opte por modelos ergonômicos, que têm descanso para braço. E também pelas que regulam tanto o assento quanto o encosto.
2. Procure apoiar sempre os pés no chão. Caso isso não seja possível, recorra a um apoio portátil. O ideal é que, quando você estiver sentado, suas pernas formem um ângulo de 90 graus. Com isso, evita-se a estagnação da corrente sanguínea nas pernas, o que pode favorecer o surgimento de varizes.
3. Se tiver que apoiar os cotovelos e os antebraços nos braços da cadeira, ajuste-os de forma a nivelá-los com a altura da mesa. Isso reduzirá o impacto sobre a coluna lombar e evitará a sempre indesejável tensão muscular na região dos ombros, braços, cotovelos e punhos.
4. Para prevenir dores e lesões, respeite a curvatura natural das costas. Evite ficar curvado para a frente, ou projetar o peito para a frente e o ombro para trás. Mantenha sempre as costas em contato com o encosto da cadeira.
5. Mantenha o pescoço ereto. Em relação à altura do monitor, a posição ideal é aquela em que a tela se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura.
6. Mantenha distância do monitor. Mais perto, pode causar problemas à visão. Além disso, capriche na iluminação ambiente e evite reflexos na tela do monitor. 
7. Procure fazer pequenas pausas durante o dia. Nesse intervalo, aproveite para levantar, caminhar, beber água, esticar as pernas ou fazer alongamentos. A sua coluna agradece.

 Fonte: Revista Viva Saúde

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ATENÇÃO!

Começa no próximo sábado (5/5/12) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai proteger também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína.
Devem procurar os postos de saúde idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde.
Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
As crianças acima de 2 anos devem tomar o reforço todo ano, mas não é oferecido pelo SUS.
Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção. A imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias.



ALEITAMENTO MATERNO - MÃES FUMANTES
Durante o aleitamento materno, a mãe que fuma fica com o leite contaminado pela nicotina, que é absorvida pelo bebê, prejudicando:
- o sono  
- aumentando a incidência de cólicas, náuseas, vômitos 
- provoca agitação.
A alteração do sono do bebê está ligada à quantidade de cigarros consumidos pela mãe. Pelo menos cinco cigarros por dia já são capazes de diminuir a quantidade e qualidade do sono da criança.
A orientação é para que aconteça a interrupção total do fumo durante a gestação e amamentação. Mesmo assim, o aleitamento materno deve ser mantido mesmo em casos de mães fumantes que não conseguem parar, pois a amamentação previne infecções em geral e inclusive problemas respiratórios.
Alerta: O ideal é não fumar ou diminuir ao máximo o consumo. Deixe para fumar após a mamada e não menos que 1h30 antes da próxima mamada.

DICAS PARA SE PREVENIR DAS DOENÇAS NO FRIO
Com a chegada do outono e do inverno, muitas pessoas sofrem com as oscilações climáticas. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento das alergias respiratórias devido à alta concentração de poluentes na atmosfera.
om isso há uma redução dos mecanismos de defesa do organismo, o que propicia o aparecimento de doenças respiratórias como a asma, bronquite, rinite e sinusite.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as alergias atingem, em média, 30% da população mundial. Porém, durante o inverno, os maiores níveis de poluentes no ar costumam irritar as vias respiratórias com mais frequência e, nessa estação, ocorre a já conhecida inversão térmica, quando uma camada de ar frio mais pesada acaba descendo à superfície terrestre e retendo os poluentes.
O ar frio também atua como irritante das vias aéreas, o que acarreta mais sintomas alérgicos, como a falta de ar e a coriza. Além disso, a maior circulação de vírus como o da gripe e do resfriado influenciam diretamente no aumento de doenças do aparelho respiratório.
Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam a respiração, atitudes simples podem evitar a proliferação dessas doenças como:
- manter os ambientes arejados 
- beber bastante líquido  
- controlar a umidade relativa do ar acima de 50%, são algumas das ações que podem fazer a diferença.
No inverno, o HCor (Hospital do Coração, em São Paulo), registra um aumento de 30 a 40% no atendimento a pacientes com doenças respiratórias. As crianças e os idosos são os que mais procuram um especialista.
Existem vacinas contra o virus da gripe disponíveis  no SUS para crianças, idosos, gestantes e profissionais da saúde. Se não pertencer a esse grupo, procure uma clínica particular de vacinação.
*** Dicas úteis para fugir das doenças respiratórias nesse inverno:
  • Mantenha o organismo hidratado, mas sem exagero;
  • Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
  • Mantenha o ambiente arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, por isso é importante evitar esses locais fechados;
  • Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;
  • Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo; Pessoas que respiram pela boca têm maior facilidade de adquirir as doenças respiratórias!
  • Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário;
  • As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pêlos;
  • A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, acerola, morango. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
  • A quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas (mg) diárias No caso dos fumantes, recomenda-se que o consumo seja de, no mínimo, 100 miligramas, diariamente.
  • Não se deve cortar ou picar esses alimentos se eles não forem consumidos imediatamente pois, o oxigênio presente no ar tem o poder de oxidar a vitamina C, destruindo-a. Portanto, guardar suco de laranja ou limonada por muito tempo na geladeira não preserva a quantidade inicial da vitamina
  • Tabela: Vit C em alguns alimentos

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br; www.umadicapordia.com.br