sexta-feira, 6 de setembro de 2013

CATAPORA
Nessa época do ano, com a mudança de estação, é mais comum a incidência de catapora, também conhecida como varicela. Portanto, é bom os pais ficarem atentos, pois as crianças são as principais vítimas da doença, que é altamente contagiosa, principalmente as que estão em idade escolar.
Segundo a médica e presidente da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosep), Glória Tereza Lopes, a catapora, como as outras viroses (porque ela é uma também), é sazonal. Nessa época do ano, quando a temperatura começa a subir um pouco, há um aumento no número de casos.
Geralmente há uma incidência maior de ocorrência da doença nas crianças justamente porque o contágio acontece na escola. Por isso a faixa etária com maior incidência da catapora é entre crianças com idade entre três e sete anos. No entanto, a médica Glória Tereza ressaltou que o contágio da catapora pode acontecer a pessoas de qualquer idade.
A princípio, o vírus da catapora tem um período de incubação. Quando os primeiros sintomas começam a se manifestar, podem ser confundidos com os de uma gripe: dor e febre. Em seguida começam a aparecer pontinhos vermelhos, em seguidas bolhas transparentes por todo corpo, que começam a coçar. “A partir disso, elas acumulam uma secreção purulenta, quando fica mais fácil identificar a presença da doença”, revelou a pediatra.
As lesões da catapora coçam, coçam muito (eu já tive!), mas é muito importante evitar que as crianças coçem, para evitar agravamento e feridas na pele.
Normalmente a catapora tem duração de uma a duas semanas e enquanto as lesões estiverem em atividade pode haver contágio da doença. A transmissão do vírus da catapora acontece por contato direto, seja pela saliva ou secreções respiratórias, como por contato com o líquido do interior das bolhinhas. Por isso no caso de criança com a doença ela deve permanecer afastada da escola até que não haja mais lesão, para não contaminar outros coleguinhas.
A médica recomenda que antes das crianças iniciarem na escola sejam vacinadas contra a catapora.
INFORMAÇÃO SUPER IMPORTANTE!!!
A vacina contra catapora passou a ser oferecida agora em setembro, gratuitamente, em todo o país pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo é formado por crianças de 15 meses que já tenham tomado a primeira dose da tríplice viral, que protegia contra sarampo, caxumba e rubéola. Vale checar no posto de saúde mais próximo se a tetraviral já está disponível, pois de acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é de que todas as 34 mil salas de vacinação distribuídas pelo país tenham as doses até o fim desse mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário