quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O SABOR DA FESTA
Significado dos alimentos na ceia de Ano Novo!!!
Lentilha, romã, carnes, champanhe, uvas, vinhos, frutas secas e cristalizadas são considerados amuletos para atrair sorte, fartura e prosperidade.
No Ano Novo, é comum as pessoas darem uma atenção extra às simpatias, com esperanças de terem sorte no ano que virá. Muitas delas estão ligadas ao significado dos alimentos. Segundo superstições, certas comidas assumem um significado especial durante o reveillon e consumi-las pode trazer sorte. 
Confira abaixo o significado de alguns alimentos no Ano Novo:
Arroz – O arroz simboliza a riqueza, abundância, fartura e fertilidade. Orientais acreditam que este alimento dá sorte se consumido na ceia de Ano Novo.
Aves As aves ciscam para trás, o que, para muitos, indica retrocessos. Por isso, evita-se comer frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave.
Lentilhas A lentilha é um sinal de boa sorte e acredita-se que ela deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, para não falatar dinheiro no novo ano.
Porco Ao contrário das aves, o porco sempre anda para frente. Por isso, representa a prosperidade e a fartura.
Peixes - atum, bacalhau e salmão, considerados peixes “destemidos”, também são recomendados. Quando se fala em peixe automaticamente se faz a associação com a água, que é um símbolo da vida e do nascimento.
Romã A romã simboliza a fartura e a fertilidade.
Uvas As uvas, assim como o vinho, são conhecidas por trazerem boa sorte no reveillon. Assim, não podem faltar na ceia.  Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.
Frutas secas e Oleaginosas - Comer pelo menos uma delas vai garantir fartura durante o novo ano.
Champanhe e Vinho - Ambos são produzidos a partir da uva. No Evangelho, a videira (planta que origina a uva) é considerada um símbolo da sabedoria, simbolizando a vida humana.
O vinho, é considerado um dom divino e seu consumo traz sorte nesta data.
O champanhe é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.
Como podemos perceber muitas são as simpatias em torno dos alimentos e embora não exista comprovações de que estes costumes funcionem, eles são muito famosos e já se transformaram em uma tradição durante as festas de virada de ano.
Agora é com você, aposte no alimento que mais lhe agradar e tenha um FELIZ ANO NOVO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário