terça-feira, 11 de dezembro de 2012

10 MITOS E VERDADES SOBRE A PERDA DE PESO.
1 - Pular refeições ajuda a emagrecer?
Mito: Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã e comem menos refeições durante o dia, estão mais propensas a ter excesso de peso e obesidade, que pessoas que comem um café da manhã decente e também 4, 5 ou mais refeições no dia. 
2 - Água morna com limão em jejum ajuda a detonar uns quilinhos.
Mito: Água morda pode soltar o intestino e limão em jejum pode levar a uma irritação no estômago. 
3 - Chá verde emagrece!
Verdade: Esse chá auxilia no incremento do metabolismo, facilitando assim a queima de alguns quilinhos.
4 - Dormir mal ajuda  ganhar peso?
Verdade: pois uma boa noite de sono esta ligada liberação de serotonina, um neurotransmissor ligado ao prazer. Esse neurotransmissor também é liberado quando ingerimos açúcar, logo o organismo tende a compensar a falta de serotonina pela noite mal dormida, ingerindo açúcar. Além disso uma noite de sono ruim desregula a produção do hormônio que ajuda a adormecer, a melatonina; a falta desse hormônio aumenta a produção de grelina, hormônio esse que aumenta o apetite.
5 -  Beber durante as refeições engorda?
Mito: Acontece que a ingestão de líquidos em excesso dilata o estomago prejudicando a digestão principalmente as bebidas gaseificadas. 
6 - Comer assistindo televisão engorda?
quando estamos assistindo TV e comendo o indivíduo tende a comer mais, pois o cérebro não esta concentrado na refeição, o que retarda a produção do hormônio que da a sensação de saciedade. Porém não é somente a televisão que faz isso, comer lendo ou mexendo no computador também tem o mesmo efeito. 
7 - Alimentos Integrais proporcionam mais saciedade?
Verdade:Alimentos integrais são saudáveis, ricos em fibras e em vitaminas. Mas, se consumidos em grande quantidade, levam ao ganho de peso. Por outro lado, se consumidos com moderação, em substituição aos alimentos refinados, podem aumentar a sensação de saciedade, ajudando no controle do peso.
8 - Sopas são uma boa opção para emagrecer!
Verdade: Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. 
Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Procure alternar as refeições com lanches naturais ou saladinhas com um tipo de proteína e legumes.
9 - Jejum ajuda a perder peso?
Mito:  horas de jejum faz com que o organismo estoque alimentos na forma de gordura, para que quando houver outra “ameaça” como o jejum prolongado ele tenha reservas, além do que no jejum o metabolismo diminui fazendo o corpo gastar menos energia. 
10 - Sauna emagrece?
Mito: Quem faz sauna fica exposto a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda líquida. Ao sair da sauna e subir numa balança, pode-se observar um peso inferior, mas essa diferença é rapidamente recuperada assim que a pessoa ingere os líquidos que seu organismo pede nas horas seguintes. A sauna não elimina gorduras!
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário