segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A SAUDÁVEL COMIDA JAPONESA
Nutritiva, equilibrada, leve e saborosa, a culinária japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Preparadas à base de arroz, algas, legumes, verduras, frutos do mar e peixe, as refeições valorizam alimentos ricos em diversas substâncias benéficas ao organismo. 
Servidos com a intenção de agradar não só aos olhos, mas também ao paladar, os pratos levam pouca ou nenhuma gordura saturada, nociva ao organismo e responsável por aumentar o colesterol ruim. Por utilizar muitos alimentos crus, preservam 100% dos nutrientes, ricos em substâncias importantes para a preservação da saúde.
Conheça alguns dos ingredientes da culinária japonesa e os benefícios que eles podem trazer ao organismo. Mas lembre-se que para aproveitar tudo isso é preciso ingerir os alimentos com moderação
Wakamê (algas): excelente fonte de iodo, contribuem para o bom funcionamento da tireoide e do sistema imunológico. Ricas em vitaminas do complexo B, são importantes reguladores da serotonina, hormônio que confere a sensação de prazer e bem-estar. 
Sashimi (peixe cru como atum, salão e truta): ricos em ômega 3, substância que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames.
Shoga (gengibre): possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Sua ação desintoxicante favorece a gestão e alivia a constipação intestinal. O gengibre também é um ótimo digestivo. 
Shitake e shimeji (cogumelos): ricos em proteínas, contém uma substância capaz de estimular o sistema imunológico. 
Tofu (queijo de soja): fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Por possuir isoflavonas, antioxidantes que reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue, ajudam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Wassabi (raiz-forte): contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Utilizado como condimento, ajuda na digestão. Possui nutrientes que ajudam a prevenir as cáries, impedindo a ação das bactérias. 
Moyashi (broto de feijão): rico em fibras e vitamina C, auxilia na produção das células de defesa do organismo. 
Missoshiro (sopa de soja): com todos os seus ingredientes (pasta de soja, alga, vegetais, tofu e peixe desidratado), tem propriedades antioxidantes e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.
Chá verde: auxilia no bom funcionamento digestivo, possui ação bactericida e antioxidante, impedindo a proliferação de células cancerígenas. 
Mas nem todo item da culinária japonesa é "light":
A quantidade de shoyu colocado no alimento também deve ser controlado. O molho é rico em sódio, mineral que provoca retenção de líquido, deixa a pessoa mais inchada e altera a Pressão Arterial.
Sushis e temakis também devem ser consumidos com moderação. "Como são feitos de arroz, o carboidrato em excesso pode atrapalhar a dieta - A restrição maior é com relação ao temaki, pois cada um corresponde ao consumo de três sushis.
Fonte:http://www.taeq.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário