quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PETISCOS SAUDÁVEIS


RECEITA DE PETISCO:

DAMASCO SECO COM CREAM CHEESE, GORGONZOLA E PISTACHE
Tipo de prato: Entrada
Preparo:  (até 15 minutos)
Rendimento: 40 porções
Dificuldade: Fácil
Calorias: 63 por porção
INGREDIENTES:
400 g de damasco seco tipo americano
200 g de cream cheese
100 g de gorgonzola
3/4 de xícara (chá) de pistache picado
MODO DE PREPARO:
1. Corte os damascos ao meio, no sentido do comprimento, sem separar as metades.
2. Misture os dois queijos, recheie os damascos e passe a parte do queijo no pistache picado.
3. Arrume os petiscos na travessa e sirva.
Dica: o pistache pode ser trocado por castanha ou gergelim

Consuma com moderação!!!
Fonte: http://www.portalangels.com
GASTRITE
Levar uma vida corrida, com um tanto de estresse e ansiedade e mais um tanto de comida pouco saudável ingerida às pressas. Tudo isso regado a muito café durante o dia, refrigerante nas refeições e, às vezes, algumas doses de álcool para relaxar e dormir à noite. Esse estilo de vida, comum entre os adultos jovens das cidades grandes, tem forte impacto na saúde, e um dos mais prejudicados é o estômago.
O QUE É GASTRITE:
A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago fica inflamado ou inchado.
A gastrite pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crônica).
COMO DIAGNOSTICAR:
Os exames para diagnosticar a gastrite incluem:
- Endoscopia
- Teste de H. pylori
Exame de fezes para verificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, o que pode ser um sinal de sangramento no estômago
Contagem completa de células sanguíneas (CBC) para verificar se há anemia ou poucas células sanguíneas

CONFIRA ATITUDES QUE ALIVIAM O MAL:
Pare de fumar. O cigarro colabora para a produção de ácido no estômago.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas
Beba menos café durante o dia. Nos períodos de crise, o melhor é evitá-lo. A versão descafeinada está liberada.
Modere no chocolate, rico em gordura e cafeína.
Evite os refrigerantes: o gás da bebida e a cafeína, presente em muitos deles, irritam o estômago.
Tente controlar o estresse, praticando uma atividade física ou se dedicando a um hobby que traga prazer.
Risque alimentos gordurosos e frituras do cardápio. A gordura é um irritante gástrico.
O suco de caju é um bom substituto para o de laranja ou de maracujá, frutas bastante ácidas para o estômago. Também rico em vitamina C, o caju não dá acidez estomacal.
Antigamente costumava-se recomendar um copo de leite gelado para amenizar dores de estômago de qualquer natureza. Esse hábito, na verdade, só provoca mais irritação, pois o cálcio presente no leite aumenta a acidez do estômago.
Fonte: www.minhavida.com.br

7 ALIMENTOS QUE AUMENTAM RISCO DE CÂNCER

CONHEÇA 7 ALIMENTOS QUE PODEM AUMENTAR O RISCO DE CÂNCER
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2012. Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo. 
1. CARNE PROCESSADA
Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético. 
2. REFRIGERANTES
A bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes "zero". Essa substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário.
3. ALIMENTOS GORDUROSOS
Não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins. A célula de gordura libera substâncias inflamatórias, principalmente hormônios que levam a alterações no DNA e na reprodução celular, como o estrogênio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral.
4. ALIMENTOS RICOS EM SAL
Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômagoEssa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores. 
Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros. 
5. CHURRASCO
Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira.
6. FALTA DE FIBRAS NA ALIMENTAÇÃO
O intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada.  
7. AGROTÓXICOS
Evitar opções ricas em agrotóxicos. É melhor consumir alimentos cultivados sem o produto químico (Orgânicos), que comprovadamente têm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. Estes compostos atuam na proteção e reparação celular frente a uma lesão que pode gerar câncer.
Fonte: www.minhavida.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A SAUDÁVEL COMIDA JAPONESA
Nutritiva, equilibrada, leve e saborosa, a culinária japonesa é considerada uma das mais saudáveis do mundo. Preparadas à base de arroz, algas, legumes, verduras, frutos do mar e peixe, as refeições valorizam alimentos ricos em diversas substâncias benéficas ao organismo. 
Servidos com a intenção de agradar não só aos olhos, mas também ao paladar, os pratos levam pouca ou nenhuma gordura saturada, nociva ao organismo e responsável por aumentar o colesterol ruim. Por utilizar muitos alimentos crus, preservam 100% dos nutrientes, ricos em substâncias importantes para a preservação da saúde.
Conheça alguns dos ingredientes da culinária japonesa e os benefícios que eles podem trazer ao organismo. Mas lembre-se que para aproveitar tudo isso é preciso ingerir os alimentos com moderação
Wakamê (algas): excelente fonte de iodo, contribuem para o bom funcionamento da tireoide e do sistema imunológico. Ricas em vitaminas do complexo B, são importantes reguladores da serotonina, hormônio que confere a sensação de prazer e bem-estar. 
Sashimi (peixe cru como atum, salão e truta): ricos em ômega 3, substância que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, como hipertensão, infarto e derrames.
Shoga (gengibre): possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas. Sua ação desintoxicante favorece a gestão e alivia a constipação intestinal. O gengibre também é um ótimo digestivo. 
Shitake e shimeji (cogumelos): ricos em proteínas, contém uma substância capaz de estimular o sistema imunológico. 
Tofu (queijo de soja): fonte de proteína, minerais e vitaminas. Ameniza sintomas da menopausa, protege contra o câncer e previne a osteoporose. Por possuir isoflavonas, antioxidantes que reduzem a taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue, ajudam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Wassabi (raiz-forte): contém potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C. Utilizado como condimento, ajuda na digestão. Possui nutrientes que ajudam a prevenir as cáries, impedindo a ação das bactérias. 
Moyashi (broto de feijão): rico em fibras e vitamina C, auxilia na produção das células de defesa do organismo. 
Missoshiro (sopa de soja): com todos os seus ingredientes (pasta de soja, alga, vegetais, tofu e peixe desidratado), tem propriedades antioxidantes e garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.
Chá verde: auxilia no bom funcionamento digestivo, possui ação bactericida e antioxidante, impedindo a proliferação de células cancerígenas. 
Mas nem todo item da culinária japonesa é "light":
A quantidade de shoyu colocado no alimento também deve ser controlado. O molho é rico em sódio, mineral que provoca retenção de líquido, deixa a pessoa mais inchada e altera a Pressão Arterial.
Sushis e temakis também devem ser consumidos com moderação. "Como são feitos de arroz, o carboidrato em excesso pode atrapalhar a dieta - A restrição maior é com relação ao temaki, pois cada um corresponde ao consumo de três sushis.
Fonte:http://www.taeq.com.br

sábado, 24 de novembro de 2012

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO BRONZEADO
Existem alimentos que ajudam a bronzear a pele e possuem nutrientes que evitam o envelhecimento precoce (fotoprotetores). São os que possuem betacaroteno, um antioxidante que beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, aumenta o brilho dos cabelos e o fortalecimento das unhas.
Os alimentos fotoprotetores protegem a pele contra queimaduras, neoplasias (câncer) causados pelos raios UVB.
Os tipos mais conhecidos são a cenoura e o mamão, mas existem outros como a laranja, batata-doce, abóbora, beterraba, manga, espinafre e brócolis.

A recomendação é ingerir de três a quatro fontes diárias dos alimentos que contêm betacaroteno. Mas a ingestão deve ser de maneira correta. Para verificar se há o excesso desses nutrientes olhe se as palmas das mãos estão com uma coloração amarelada, se estiver significa que o seu organismo está com excesso de betacaroteno. Se isso estiver acontecendo é só diminuir a ingestão.
Não se esqueça de recomendações básicas para manter a pele saudável: usar o protetor solar e tomar cerca de dois litros de líquido ao dia. Não precisa ser apenas água, intercale com água-de-coco, sucos e chás gelados.
Receita:
1 copo pequeno de suco de laranja
1/2 beterraba crua
1 cenoura média.
Centrifugue a cenoura e a beterraba, misture ao suco de laranja e aproveite.
Fonte: http://www.anitanutricionista.com.br

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

VOCÊ É VÍTIMA DE ESTAFA MENTAL?
Sono de má qualidade e irritação são alguns sinais  que o cérebro está sendo exigido demais!
Parece familiar? Então você pode estar com estafa mental, um mal tão comum nos dias de hoje como beber água.
O médico explica que é como se existisse uma estrela dentro do cérebro, sendo cada ponta um aspecto da vida: profissão, estudos, lazer, relacionamento amoroso, família, bens materiais. Dedicando-se demais a um ou dois desses itens, a estrela se deforma porque falta energia e tempo para as outras pontas. Como resultado, surgem frustração, estresse e o cérebro literalmente entra em pane. 
ALGUMAS DICAS PARA SABER SE ESTÁ COM ESTAFA MENTAL:
1. Uma pessoa workaholic nem sempre têm estafa mental, porque gosta muito do que faz, existe satisfação, portanto não é sacrifício trocar momentos pessoais por trabalho. Precisamos trabalhar para viver e não viver só para trabalhar!
2. Estresse não é o mesmo que a estafa, estresse é momentâneo e a estafa mental é mais intensa e constante como uma série de tensões (muitos motivos de estresse seguidos) que ultrapassa a capacidade mental de resolvê-los provocando o esgotamento do cérebro.
3. A estafa mental pode apresentar muitos sintomas diferentes: insônia e sonolência durante o dia, alterações repentinas de humor, mas os 2 sintomas mais comuns são a falta de concentração e a perda da memória.
4. Pode provocar dores físicas como: fortes dores de cabeça, tontura, tremores, falta de ar, perda ou aumento repentino do peso e refluxo. Se não tratado pode causar: depressão, hipertensão, fobias, ansiedade e doenças cardíacas e gástricas.
5. Se algum desses sintomas persistirem por mais de 2 semanas, pode procurar um médico!
6. Os primeiros passos para o tratamento são dormir bem, alimentar-se bem e praticar alguma atividade física satisfatória. Alguns medicamentos podem ajudar em casos de ansiedade, assim como tratamento psicológico.
Portanto o lazer e o sono são fundamentais para fugir desse mal!!!
Fonte: www.minhavida.com.br


terça-feira, 13 de novembro de 2012

RECEITINHA SAUDÁVEL: 
PANQUECAS INTEGRAIS COLORIDAS 


Ingredientes:
Para a massa, bata no liquidificador (rende 5 discos):
1 ovo;
1 colher (sobremesa) de fermento em pó;
1 xícara de leite;
1 colher (sopa) de azeite;
1 colher (café) de sal;
1/4 de xícara de farinha de trigo integral;
1/4 xícara de aveia em flocos finos.
1 beterraba cortada em cubos médios (pequena)
ou
2 xícaras (chá)  de espinafre cozido
ou
1 cenoura cortada em cubos médios
Modo de fazer:
      Para fazer os discos é necessário usar uma frigideira com o antiaderente perfeito, aí nem precisa untar, é só colocar uma concha de massa, espalhar girando a frigideira e virar a massa para dourar dos dois lados.
*Opções de recheios:
-      Carne moída colorida: carne moída (patinho, acém, alcatra), cenoura ralada ou em cubinhos e queijo mussarela.
-      Frango colorido: frango desfiado (sobrecoxa, peito), tomate, milho, cenoura e queijo mussarela.
-      Primavera: legumes variados: espinafre, brócolis, abobrinha, cenoura, tomate, milho e queijo mussarela.
Sirva com molho de tomates frescos ou creme de espinafre (molho bechamel (branco) batido com espinafre).
Fonte:http://www.panelaterapia.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESTRIAS - ENTENDA COMO SE FORMAM!

Fonte: www.g1.globo.com - Bem Estar

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ALERTA!!!
Pesquisadores da Suécia sugerem que comer carne processada, como bacon e salsichas, pode estar relacionado com o câncer de pâncreas. Eles afirmam que comer 50g de carne processada – cerca de uma salsicha – todos os dias, pode aumentar o risco de câncer em 19%.
Carnes processadas são aquelas embaladas que ficam na prateleira do supermercado embaladas para uma longa durabilidade.
São elas: linguiças, salsichas, bacon, presunto, mortadela, carne seca e as usadas em sopas em lata.
Elas são mais danosas ao organismo do que as carnes frescas, concluiu o estudo. Tudo porque, para terem uma vida longa para consumo, elas são conservadas com uma substância cancerígena chamada nitrito de sódio e glutamato monossódico, toxina associada a problemas neurológicos.
Com uma grande concentração de sal e conservantes, as carnes processadas também aumentam o colesterol e a pressão arterial, levando à hipertensão.
O alimento torna-se assim um risco para doenças coronarianas.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DICAS DE SAÚDE
clique na imagem para ampliá-la!


AR CONDICIONADO:
CUIDADOS PARA NÃO PREJUDICAR A SAÚDE!
Não se pode negar que o ar-condicionado proporciona conforto à rotina de trabalho. Ele protege o organismo dos dias de calor excessivo e ainda impede que o clima quente danifique equipamentos eletrônicos. Só que a regra é clara: quanto mais frio estiver o escritório, mais danos à saúde.
A mudança brusca de temperatura pode gerar uma breve disfunção nas mucosas do corpo, uma vez que as células desses revestimentos estão acostumadas a trabalhar numa temperatura constante. Esta disfunção leva à alteração na imunidade local e facilita o surgimento de infecções virais e bacterianas. Para evitar complicações, o limite de temperatura ideal é 20°C.
OUTRAS COMPLICAÇÕES:
- Fissura Labial (ressecamento)
- Descamação da pele (ressecamento)
- Sinusite: mucosas se ressecam e impurezas acumulam na região causando a doença.
- Olho seco: o risco é maior para usuários de lente de contato
- Sangramento nasal
- Pneumonia
- Amigdalite
- Espasmos Musculares: excesso de frio vai contrair regiões periféricas (braços e pernas)