5 MOTIVOS PELO QUAL OS FUNCIONÁRIOS PROCURAM TROCAR DE EMPREGO
Um estudo feito pela consultoria Hay Group revela que o nível de
rotatividade de funcionários deverá aumentar em todo o mundo no próximo ano,
com uma alta esperada de 12,9% em relação a 2012 - o que representa um total de
161,7 milhões de trabalhadores que deverão mudar de empresa.
“À medida que a economia se recupera e o emprego formal se torna menos
volátil, as organizações passam a ter um risco maior de fuga dos colaboradores
insatisfeitos”, disse o gerente e Líder da Prática de Liderança e Talentos do
Hay Group América Latina, Glaucy Bocci. “Para manter os funcionários
considerados de alto valor que devem sair em busca de regimes de trabalho mais
favoráveis, as empresas terão que enfrentar desafios como engajamento e
desenvolvimento”, completa.
Motivos para novas oportunidades
Para identificar os fatores que afetam a retenção de funcionários, o Hay
Group realizou uma análise com mais de 5,5 milhões de colaboradores de 350
empresas em todo o mundo. “Sendo a retenção uma preocupação crescente nas
organizações, é importante compreender os fatores que impactam na unidade e
lealdade é essencial para o gerenciamento de riscos de turnover nos próximos
anos”, afirma Bocci.
Mas,
será que seus funcionários pensam em sair de sua empresa? O estudo identificou
cinco fatores-chave para os profissionais mudarem de emprego nos próximos dois
anos:
1.
Falta de confiança na organização e na liderança: manter uma visão
positiva sobre o futuro da empresa tornou-se um desafio em meio às incertezas e
desafios econômicos. Quem é capaz de passar mais credibilidade, deverá reter
mais talentos na empresa.
2. Sem espaço para crescer: os funcionários têm
se tornado cada vez mais conscientes de que eles são responsáveis por gerenciar
suas próprias carreiras. As empresas que não dão mais oportunidades para seus
funcionários, acabam perdendo nesse requisito.
3. Trocas injusta: se as organizações querem funcionários que façam
e entreguem mais, é essencial valorizá-los como pessoas e mostrar que seus
esforços extras são reconhecidos e apreciados.
4. Sem ambiente para o sucesso: como os
funcionários estão sendo solicitados a fazer mais com menos, eles precisam
sentir que estão trabalhando de maneira inteligente, que podem, portanto,
conquistar a realização profissional na empresa atual.
5. Autoridade e influência: tais características
são fundamentais para otimizar os processos de trabalho, especialmente em
ambientes dinâmicos onde as metas e objetivos sofrem mudanças frequentes.
Fonte: http://br.financas.yahoo.com
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