quarta-feira, 24 de abril de 2013

STRESS NO TRABALHO
O stress no ambiente profissional pode ser altamente prejudicial à saúde. Porém, algumas medidas podem evitar essa situação e, assim, proteger você.
O trabalho pode matar — e isso não é apenas força de expressão. O principal culpado por isso é o stress. Seus efeitos no organismo vão além dos problemas emocionais. "O stress faz com que o corpo libere mais hormônios como a adrenalina e o cortisol que, em excesso, aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, diminuem a imunidade, aumentam o apetite e agravam o acúmulo de gordura na região abdominal", diz Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. As possíveis consequências desses problemas são conhecidas: obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até condições mais graves como o câncer.
Mas, afinal, quem é o verdadeiro culpado por uma pessoa sofrer altos níveis de stress no trabalho? 
3 causas possíveis:
- Própria profissão
- Ambiente de trabalho
- Pessoa estressada
Como trabalho e stress são duas coisas que andam de mãos dadas, é praticamente impossível evitar o problema no ambiente profissional. 
Por isso listamos 10 formas de amenizar os impactos o problema tem sobre a nossa vida.
1.  IDENTIFIQUE O QUE ESTÁ PROVOCANDO O STRESS:
É preciso saber o que está provocando o stress no trabalho para que a atitude mais correta seja tomada. O problema pode ser você, então procure avaliar se você está se sobrecarregando porque não delega funções, cobra demais de si mesmo, leva o perfeccionismo ao extremo ou por outro motivo. No entanto, pode ser que as próprias características do trabalho (pressão, risco de vida e prazos apertados, por exemplo) acarretem stress. Finalmente, o ambiente de trabalho, construído pelos funcionários e pelas relações entre eles, pode ser o grande culpado.
2. FIQUE ATENTO AOS SINAIS DO SEU CORPO:
Os problemas clínicos associados ao stress que costumam aparecer primeiro são cansaço e desânimo desproporcionais, fadiga constante, dificuldades de concentração, problemas de memória, comportamento explosivos e irritabilidade. Além deles, sintomas comuns quando o nível de stress profissional é grande incluem depressão, transtornos de ansiedade, hipertensão, compulsão alimentar, aumento de peso, gastrite e outras alterações gastrointestinais.
3. SEJA FLEXÍVEL, NÃO ABRACE O MUNDO:
Não delegar tarefas e cobrar muito de si são alguns dos comportamentos que podem se virar contra você, já que colaboram com o aumento do stress no trabalho.
4. NÃO GUARDE OS PROBLEMAS PARA SI:
A falta de comunicação é um dos principais males da convivência profissional. Para melhorá-la, um profissional deve buscar e estudar quais são as melhores formas de interagir e de se comportar no ambiente de trabalho.
5. CONHEÇA O EMPREGO ANTES DE ACEITA-LO:
Saber quais são as características do seu emprego é fundamental para evitar uma quebra de expectativa e uma frustração.
6. NÃO LIMITE SUA VIDA AO TRABALHO:
Quando a vida de uma pessoa está resumida somente ao trabalho, ou seja, quando nada mais lhe satisfaz, qualquer fato que ocorra no ambiente profissional terá um impacto muito maior do que deveria. Por isso é importante que um indivíduo tenha um hobbie, mantenha contato com família e amigos, procure um curso para fazer ou outra atividade para se engajar fora do trabalho.
7. FORTALEÇA A SAÚDE:
Hábitos alimentares corretos ajudam a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, tornam uma pessoa menos vulnerável ao stress e seus efeitos. Vitamina C e alimentos ricos em zinco, como as amêndoas, são aliadas da imunidade.
8. DURMA BEM:
Dormir bem é outra maneira de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, diminuindo o cansaço e aumento a disposição para trabalhar. O sono adequado, ou seja, de oito horas diárias, ajuda uma pessoa a ser mais forte em frente ao stress e melhora a sua memória e raciocínio.
9. PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA:
O bem-estar e a qualidade de vida também dependem do exercício físico. Eles melhoram a disposição de um indivíduo e o tornam mais forte para enfrentar situações de stress. O ideal é a prática de 30 minutos de qualquer atividade ao menos três vezes na semana.
10. PROCURE AJUDA PROFISSIONAL:
Pode ser difícil encontrar formas de lidar com o stress, mesmo sabendo o motivo pelo qual ele existe e quais são as suas consequências. Por isso, o auxílio de um profissional que seja especialista em saúde mental pode ser fundamental para que o stress permaneça distante e não afete a sua vida. 
Fonte: www.veja.abril.com.br

segunda-feira, 22 de abril de 2013

10 ATITUDES PARA TER SUCESSO NOS NEGÓCIOS E NA VIDA!!!
Atitude é tudo
Seja positivo, otimista, engajado e feliz. Pessoas gostam de estar perto de pessoas felizes.
Construa sua casa em uma base sólida de conhecimento
Seja um eterno aprendiz. Seja curioso, faça muitas perguntas. Ouça muito bem.
Corra riscos
Tente algo novo. Ou a vida é uma grande aventura ou não é nada.
Sua integridade e reputação são tudo que você tem
Cuide delas com cuidado.
Esteja cercado de amigos inteligentes e com valores fortes
Não tenha medo de pedir e dar a eles muita ajuda.
Encontre sua paixão
Para ser bem sucedido na vida, você precisa seguir sua paixão.
Cuide de si mesmo
Saúde e vitalidade são essenciais para uma vida longa, feliz e bem sucedida.
Existem mais oportunidades por aí do que você imagina
Mas você precisa correr atrás.
Sucesso duradouro não vem por causa de sorte
Esteja bem preparado, tenha uma plano, metas claras e permaneça focado independente das circunstâncias ou dificuldades.
Nenhum sucesso é alcançado sem trabalho árduo e persistência perantes os desafios e falhas inevitáveis.
Seja generoso e justo
Mantenha-se humilde e trate todos com respeito. Ajude os outros, ajude a comunidade.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

DICA DO DIA

Liderar não é impor, mas sim despertar nos outros a vontade de fazer. Pois, o verdadeiro sucesso é como um triângulo Matemático tendo como vértices: o caráter, a competência e o esforço de cada um. Dai, pode-se dizer que a diferença entre possíveis e impossíveis está na vontade humana.

PALESTRA : QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E  ALIMENTAÇÃO

Empresa B&F Dias
Realizamos a Palestra dentro da Semana da SIPAT.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT que focam o comportamento humano como uma forma de promover mudanças significativas para a empresa afim de evitar ou reduzir o número de acidentes ou doenças do trabalho.
Focamos a Alimentação Saudável e Equilibrada dentro do ambiente de trabalho, sugerindo opções práticas e saudáveis, diminuindo os riscos de doenças causadas pela má alimentação como:
- Obesidade
- Diabetes
- Hipertensão Arterial
- Colesterol e Triglicérides Alto
- Excesso de Gordura no Fígado


Medicina Preventiva e não Curativa!
Seja atencioso e garanta a saúde que é teu bem mais precioso.

Gostaria de agradecer a Empresa B&F Dias pela oportunidade e parabenizar os colaboradores pela interação e curiosidade sobre o assunto abordado.
PROJETOS QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

Dia Mundial da Saúde - Empresa Encalso
As atividades de Qualidade de Vida do Grupo Encalso Damha, que vêm gradativamente sendo implantadas, têm como um de seus objetivos oferecer, periodicamente, dicas de Saúde em forma de Comunicado.
O foco do ano de 2013 foi a Hipertesão Arterial, com o objetivo de analisar o Perfil de Saúde dos colaboradores, realizando as seguintes ações:
- Orientações Alimentares para Hipertensos, Diabéticos e Dislipidemias (Colesterol Alto, Triglicérides Alto);
- Medidas de Circunferência Abdominal, Peso/Altura - IMC;
- Aferição da Pressão Arterial;
- Questionário da Saúde 
Nutricionista: Dra Mônica Mattos Takazaki
Enfermeira: Clelia Silva Zanini
Téc. Enfermagem: Rosângela
Salada de frutas - Presente do Dia!
Aferição de Pressão Arterial

Quero agradecer em nome do Grupo Viva Plena a colaboração de todos do Grupo Encalso Damha pelo sucesso do Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

terça-feira, 16 de abril de 2013

7 ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANSIEDADE
Está cada vez mais difícil manter a calma?
Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa?
A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente:
1 - Frutas Cítricas:
Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
2 - Leite, Ovos e Derivados Magros:
Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.
3 –Carboidratos:
Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. Prefira as versões integrais.
4 – Banana:
A fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
5 - Carnes e Peixes:
Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
6 - Chocolate:
O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade.
O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
7 - Espinafre:
O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.
ANSIEDADE X AUTO-CONTROLE
Você se sente ansioso? Quer se livrar de uma vez por todas dos sintomas da ansiedade?
Nesse artigo você poderá entender melhor quais são os sintomas da ansiedade, as vantagens de tê-la e como superá-la. Com isso, você poderá escolher melhor suas reações daqui para frente.
Lembre-se: você pode ser o comandante de suas emoções.
Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa e variar de intensidade. Quem sofre com isso sabe que é um problema importante a ser resolvido. O mais comum da ansiedade é perceber reações como:
- pensamento desorganizado;
- fala agitada;
- raciocínio atrapalhado;
Sentimentos de preocupação ocupam a mente. Com isso, os pensamentos se repetem e se torna impossível manter a concentração. A mente deixa de ser serena e calma.
O resultado é claro: baixo rendimento, produção com pouca qualidade e muito tempo perdido. 
Algumas situações podem ser a ponte para o mal estar. Quando algo específico acontece no mundo exterior, a resposta interna do corpo é imediata e então o sentimento que surge é de ansiedade. Exemplos: uma prova, trânsito, reuniões de trabalho, são situações que nos deixam ansiosos. 
Normalmente essas reações estão diretamente ligadas à forma como cada um pensa e organiza a própria vida. Afinal, a situação em si não é capaz de gerar esse movimento interno, mas o modo com que cada pessoa é capaz de gerenciar suas emoções. 
A ansiedade só é boa quando na verdade é revertida em energia para execução de atividades, sem desgaste e sofrimento. Ação, produção e resultado sem estresse é o ideal.
Mas o quadro tem cura e você pode superá-lo. E esse poderá ser um excelente objetivo para que você tenha qualidade de vida. Viver bem é fundamental.
O tratamento da ansiedade consiste em educar a pessoa para agir de forma serena e adequada, quando possível, a diferentes situações de estresse da vida.